Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanha traz atletas mulheres nas capas de jornais portugueses
Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), a Havas Lisboa e a ONG Raparigas da Bola lançam uma ação em Portugal que tem o objetivo de ajudar a combater a desigualdade de gênero no universo esportivo.
A entidade destaca que não há nada para celebrar, quando as capas dos jornais de esporte só dão destaque aos homens. Para chamar a atenção do público para o tema, até sexta-feira (11), será possível trocar as capas de um jornal esportivo de Portugal, por notícias de atletas femininas, por meio de realidade aumentada.
A experiência (espie os vídeos, abaixo) poderá ser feita pelo celular, ao acessar este site.
A ONG convida atletas, "influencers", jornalistas e qualquer pessoa que queira ajudar a dar mais visibilidade ao esporte feminino a participar do movimento, usando a hashtag "#RaparigasNaBola".
É o segundo ano que a Havas Lisboa ajuda o grupo a lutar pela causa. No ano passado, foi evidenciada a diferença de exposição dada a atletas homens e mulheres, transformando as notícias de três jornais de esportes de Portugal em infográficos divididos em duas cores (leia e veja aqui). A campanha anterior alcançou milhões de pessoas em dezenas de países e foi reconhecida em prêmios internacionais de criatividade.
O Grupo Raparigas da Bola é liderado pela fundadora Marta Faria. Na ficha técnica estão os criativos brasileiros Bernardo Tavares e Sávio Hatherly. O desenvolvimento e implementação foi feito pelo Studio Akt Creative.