Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mostra une Cabíria Festival, Hysteria e Parafernalha
O Cabíria Festival Audiovisual e a plataforma Hysteria, hub de criação, produção e distribuição de conteúdo comandado por mulheres dentro da Conspiração, anunciam a realização da III MIP - Mostra Imaginários Possíveis, que irá apresentar microfilmes de humor. Neste ano, o evento terá ainda a parceria com a Parafernalha, canal de esquetes de comédia.
A MIP é uma das ações do Cabíria Festival, que chega à sua quarta edição, ocorrendo presencialmente entre 27 e 30 de julho em São Paulo, estendendo-se até 03 de agosto no online. A mostra busca microfilmes com duração mínima de 30” (segundos) e máxima de 3’ (minutos), realizados por cineastas mulheres e de identidade de gênero diversas, amadoras ou profissionais.
Serão selecionados até 10 títulos para exibição nos canais digitais da Hysteria, Parafernalha e do festival. As inscrições, que já estão abertas, são gratuitas. Elas podem ser realizadas até o dia 29 de maio no linktree do festival.
O objetivo da mostra é incentivar relatos audiovisuais, produzidos com smartphones ou câmeras profissionais, sobre o tema “O perrengue nosso de cada dia”. São esperados microfilmes que, com humor, acidez, criatividade, ousadia, afeto e esperança, relatam situações cotidianas para “libertar o riso da revolução e revisitar temas”.
"Em seu terceiro ano, a Mostra Imaginários Possíveis, criada em parceria pela Hysteria e o Cabiria Festival, evoluiu para um trisal e estamos muito felizes em incorporar a Parafernalha nessa relação. Desde 2017, Hysteria amplifica vozes e anseios femininos por meio dos mais diversos formatos de conteúdo, e, como ainda vivemos numa sociedade extremamente machista, nem sempre essa jornada é alegre. Por isso é um prazer, e um certo alívio, convocar realizadoras a rir dos nossos próprios perrengues", declarou Isabel De Luca, head da Hysteria.
A MIP é um espaço de difusão de conteúdos para plataformas digitais e contribui para a divulgação de portfólio de cineastas. “Essa parceria tripla amplia os alcances da MIP para o público e reforça a existência de roteiristas mulheres especializadas no tão cobiçado gênero do humor”, afirmou Vânia Matos, diretora e produtora executiva do festival.
Marina Croce, diretora geral da Parafernalha, pontuou que o canal está entrando em sua segunda década como referência no humor na internet brasileira. “Esse trisal é um marco importantíssimo para o início de uma nova fase, mais madura, em que buscamos resgatar nossas origens mas com um novo olhar. Vemos o humor como uma poderosa ferramenta de identificação, alívio e libertação”, completou.
O Cabíria Festival Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que premia desde 2015 roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres.
Além de Hysteria e Parafernalha, o evento conta com apoios de: SPCine, Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Canal Brasil, Canal Curta, Cardume Curtas, Globo, Selo Elas, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, SerieLab, FRAPA, Olhar Distribuidora, Vitrine Filmes, Embaúba Filmes, Imprensa Mahon e Revista Piauí. A organização informa que outras parcerias estão em confirmação.