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Ilusíadas

Criação da Almap evidencia casos de corrupção na ditadura

28.09.22

Nesta quarta-feira (28), Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, a entidade Transparência Brasil apresenta campanha com o objetivo de demonstrar o valor da democracia para o combate à corrupção.

A partir do mote "Ditaduras não acabam com a corrupção. Acabam com a liberdade de informar você", a comunicação criada pela AlmapBBDO é composta por filmes (assista abaixo) que se propõem a evidenciar que, apesar de se ter menos notícias sobre ilicitudes durante a ditadura militar, uma vez que jornalistas foram perseguidos, torturados e assassinados durante o período, o regime não teria sido menos corrupto.

Por conta do controle do que era investigado e fiscalizado, 68% dos brasileiros acreditam que há mais corrupção na atual democracia do que houve durante a ditadura militar, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha. Apesar da repressão, ao menos uma dúzia de casos de corrupção foram registrados.

Durante a ditadura no Brasil, para deixar claro que sofriam censura, jornais publicavam trechos de “Os Lusíadas”, de Camões, no lugar de reportagens vetadas pelo regime. A campanha “Os Ilusíadas”, da Transparência Brasil, faz referência ao ato de resistência do jornalismo da época, e revela a corrupção da ditadura militar escondida pela poesia.

A campanha tem início com um anúncio no jornal Folha de S.Paulo, de um trecho de “Os Lusíadas”. Um QR Code na letra capitular do poema leva para o primeiro vídeo de uma série de 10 (assista abaixo), em que Luís de Camões declama um caso de irregularidade no regime militarcomo a milionária construção da Usina de Itaipu, a Rodovia Transamazônica, a Ponte Rio-Niterói e os Governadores Biônicos.

O esforço também é composto pelo hotsite ilusiadas.transparencia.org.br, com a série de poemas e informações sobre os escândalos, anúncios impressos, pôsteres, spots para rádio e a publicação de uma versão adaptada do livro de Camões.

Ficha Técnica:

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCOs: Luiz Sanches e Pernil

Diretores de Criação: Chagaz, Daniel Oksenberg

Criação: Michelle Gorodski, Carlos Yanke, Chagaz, Daniel Oksenberg

Head of Creative Technology: Lilian Cavallini

Project Lead: Sabrina Ramiles

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas

Motion Designer: Rodrigo Vilela

Produtora de áudio: Cabaret

Mídia: Ana Carolina Cunha de Campos, Savio Figueiredo Lima, Melissa Carvalho

Aprovação: Juliana Sakai, Marian Atoji, Paula Oda, Nathália Mendes, Sarah Fernandes

Ilusíadas

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