arrow_backVoltar

Imagens ‘sexualmente sugestivas’

Catálogo de Jack Wills é banido no Reino Unido

03.06.16

Um catálogo da rede de lojas Jack Wills, no Reino Unido, foi suspenso por conta do uso de imagens "sexualmente sugestivas", que poderiam ser vistas por pré-adolescentes e até por crianças.

A ASA (Advertising Standards Authority), órgão regulador da publicidade no Reino Unido, recebeu queixas sobre o catálogo de primavera do anunciante.

A peça traz imagens de modelos masculinos e femininos, usando roupas íntimas. Em algumas fotos, os jovens aparecem amontoados na cama, em outras, bebendo e dançando juntos (veja abaixo).

Um das autoras da denúncia, uma mãe, reclamou que as imagens eram "inadequadas em um catálogo de roupas dirigida a adolescentes", mas a Jack Wills argumentou que sua marca "tem foco em jovens universitários, de 18 a 24 anos".

Quando contatada pela ASA, a empresa declarou que o catálogo foi endereçado e enviado à adulta que estava reclamando, não aos seus filhos, e que teria sido entregue em um envelope opaco, selado.

A marca também negou que as imagens do catálogo sejam "sexualmente sugestivas" ou "inadequadas". O anunciante defendeu que foi mostrado "um grupo de amigos que apreciam juntos um fim de semana, relaxando uns com os outros e desfrutando de uma festa do pijama."

No entanto, a ASA determinou que o catálogo não deve circular novamente na sua forma atual e declarou que a Jack Wills foi avisada para não usar imagens sexualizadas e textos inadequados para adolescentes mais jovens, que poderiam ter acesso direto e indireto ao material.

Essa não é a primeira vez que a marca é repreendida pela ASA. Caso similar ocorreu em 2011 (aqui).

Imagens ‘sexualmente sugestivas’

/