Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Santander aborda violência doméstica em criação da Arnold
Um dos principais empecilhos para as mulheres não deixarem uma relação abusiva é financeiro. Muita vezes, as vítimas não têm crédito e, por isso, os bancos não costumam oferecer empréstimos a essas pessoas.
Nesse contexto, durante o mês nacional de conscientização sobre violência doméstica, em outubro, o banco Santander se une às entidades National Coalition Against Domestic Violence (NCADV) e National Network to End Domestic Violence (NNEDV) para lançar uma iniciativa, criada pela Arnold de Boston, com o objetivo de ajudar essas vítimas a conquistarem independência financeira: um programa de microcrédito para pessoas que sofreram violência doméstica, além de ações de conscientização sobre abusos financeiros.
Além disso, o banco realizou a experiência imersiva e interativa "In Someone Else's Shoes" (veja abaixo) na cidade de Nova York. Os visitantes entravam em um local semelhante a um labirinto, construído em parceria com especialistas em violência doméstica e em abuso financeiro, e que procurava oferecer aos visitantes uma visão geral das questões sistêmicas e estruturais que dificultam a fuga.
"Cada cômodo da casa representava um estágio de relacionamento abusivo. Como em muitos casos, no começo, parece que está tudo bem, até que você se vê em uma espécie de labirinto, sem saída", declara o brasileiro Rafael Beretta, Associate Creative Director da Arnold Boston, que está na ficha técnica da campanha.
A experiência de 12 minutos contou com áudio e efeitos sonoros que contextualizavam o problema e procurou ajudar os visitantes a entenderem por que é difícil - e às vezes impossível - para as pessoas afetadas pela violência "simplesmente deixarem" os seus lares.
"O áudio que acompanhava as pessoas dentro da casa foi produzido com a ajuda e depoimentos de sobreviventes de abuso doméstico deixando a experiência ainda mais real", ressalta o também brasileiro Vinícius Fernandes, Associate Creative Director.
"A campanha anual do Santander 'In Someone Else's Shoes' visa esclarecer questões e destacar grupos de pessoas que nem sempre são respeitados, e convidamos o público a 'se colocar no lugar' desses indivíduos", comenta Maria Veltre, Chief Marketing Officer e US Head of Digital, Innovation and Payment Strategy do Santander.
"O Santander acredita que todas as pessoas merecem respeito e, a partir deste mês, estamos comprometidos em promover a independência financeira das pessoas afetadas pela violência doméstica", completa a executiva.
Além dos ACDs, na ficha técnica estão os brasileiros Ícaro Doria, chief creative officer, Gui Racz e Lucas Casão, diretores de criação da Arnold.
Ficha Técnica:
SANTANDER BRAND ACT (Film & Activation)
Arnold
Chief Creative Officer Icaro Doria
Executive Creative Director James Bray
Creative Director Gui Racz, Lucas Casão
Associate Creative Director Rafael Beretta, Vinicius Fernandes
EVP, Head of Integrated Production Zamile Vilakazi
Integrated Producer Leelee Groome
Digital Producer Peter Ryan
EVP, Managing Director Lisa Bamber
SVP, Marketing Director Shaheen Salimi
Marketing Director Leah DelRossi
Senior Brand Strategist Molly Chisholm
Project Manager Priscilla Patterson
Santander
Chief Marketing and Digital Officer Maria Veltre
Chief Marketing Officer Barbara Glasser
Sr. Director Brand, Media, Sponsorships and Creative Integration, SVP Osman Rana
Associate Director Marketing, Brand Management Meaghan Hildreth
Senior Director, SVP, Communications & Media Relations Laurie Kight
Helo
Director Annie Saunders
Founder/Executive Producer Justin Moore-Lewy
Executive Producer James Okumura
Experiential Producer Megan Kingery
Public Relations - Havas Formula
SANTANDER BRAND ACT (Social Media)
Arnold
Chief Creative Officer Icaro Doria
Executive Creative Director James Bray
Creative Director Gui Racz, Lucas Casão
Associate Creative Director Rafael Beretta, Vinicius Fernandes
Senior Art Director Brunno Cortez
Junior Copywriter Mackenzie Hart
Junior Art Director Tori Mortenson
EVP, Head of Integrated Production Zamile Vilakazi
Integrated Producer Leelee Groome
Digital Producer Peter Ryan
EVP, Managing Director Lisa Bamber
SVP, Marketing Director Shaheen Salimi
Marketing Director Leah DelRossi
Senior Brand Strategist Molly Chisholm
Project Manager Priscilla Patterson
Santander
Chief Marketing and Digital Officer Maria Veltre
Chief Marketing Officer Barbara Glasser
Sr. Director Brand, Media, Sponsorships and Creative Integration, SVP Osman Rana
Associate Director Marketing, Brand Management Meaghan Hildreth
Senior Director, SVP, Communications & Media Relations Laurie Kight
Helo
Director Annie Saunders
Founder/Executive Producer Justin Moore-Lewy
Executive Producer James Okumura
Experiential Producer Megan Kingery
Public Relations - Havas Formula