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+ de 70% de campanhas da Unilever terão representação de PCD
Qualquer produção publicitária das marcas da Unilever que tenha investimentos de mais de € 100 mil terá de garantir que pelo menos uma pessoa com deficiência (PCD) esteja envolvida no processo. Do elenco à redação, edição ou direção, pelo menos uma dessas funções deve ser preenchida por um profissional que tenha deficiência durante a produção da campanha.
A brasileira Aline Santos, chief brand and DE&I officer, contou ao The Drum que a nova regra faz parte do compromisso da companhia de melhorar a representação diversificada em sua publicidade, tanto na frente quanto atrás das câmeras.
O esforço da empresa se concentra em quatro áreas principais: gênero, raça e etnia, orientação sexual, e deficiência. Segundo Aline, o processo de inclusão de pessoas com deficiência no processo de criação publicitária está atrasado: atualmente, as PCDs representam apenas 8,3% das funções na tela e % fora da tela no Reino Unido. Nos EUA, 34% dos consumidores se sentem sub-representados na mídia e 52% se sentem representados de forma imprecisa.
A Unilever realizou uma pesquisa global sobre o que os criadores de conteúdo social da comunidade com deficiência – um grupo que já usa suas habilidades criativas, de redação, vídeo, edição e produção – sentem sobre o setor de publicidade. Descobriu-se que 62% considerariam um emprego em publicidade, TV ou cinema.
Aline e Dana Cadden, head global de produção publicitária da Unilever, trabalharam em parceria com a Inclusively Made, fundada pela Bus Stop Films, juntamente com contribuições de organizações globais de defesa da deficiência do Reino Unido e dos EUA, para desenvolver um "Inclusive Production Toolkit" que descreve as melhores práticas para tornar a produção publicitária mais inclusiva para pessoas com necessidades especiais.
Esse kit de ferramentas foi distribuído há seis meses às agências de publicidade e empresas de produção da lista global da Unilever - que investe cerca de € 3,7 bilhões por ano em publicidade - para garantir que cada projeto de comunicação seja inclusivo.
Para fazer download do Inclusive Production Toolkit, clique aqui.
Leia a matéria do The Drum na íntegra, aqui.