Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Gad' aponta 'desafios e oportunidades para as marcas hoje'
A consultoria de branding e design Gad' apresenta o estudo "Covid-19: Desafios e oportunidades para as marcas hoje" (aqui), com o objetivo de ajudar as empresas a enfrentar as mudanças impostas pela pandemia de coronavírus.
A pesquisa analisa, em 10 tópicos, como as marcas nacionais e internacionais estão respondendo ao atual cenário, e como é possível extrair aprendizados para o momento, citando cases e exemplos ilustrativos.
"É nossa forma de contribuir para trazer aos gestores das marcas um pouco de clareza em meio a tanta indefinição", comenta Luciano Deos, CEO e fundador do GAD’.
Os principais insights em meio à pandemia, analisados no paper são:
"Rápido, mas devagar": é urgente realizar ações de caráter operacional, gerencial, financeiro, de apoio aos clientes etc. Também há ações que são urgentes para a sociedade. O que precisa ser devagar é qualquer declaração de posição ou mudança de posicionamento, destaca o estudo.
"Simples e verdadeiro": como a maioria das pessoas está em casa, mais do que ser compreensível, é quase esperado que os cenários, as declarações e as produções, neste momento, sejam mais simples, mais verdadeiras e despidas de tanta produção.
"Todos têm valor":Estamos falando de cadeias de valor em que cada input realizado por cada parceiro, fornecedor ou até mesmo concorrente é importante na sustentabilidade de sua marca e de seu negócio.
"Crenças e valores, mais do que propósito": começar a falar de algo que não está suficientemente amadurecido na sua cultura e operação pode ser arriscado, além de soar falso.
"Mais do que próximo, empático": se não formos capazes de nos desculparmos humanamente por um erro
durante uma entrega ou cobrança, se não formos capazes de entender que a inadimplência acontece pela simples impossibilidade de ir ao banco, ou que as pessoas estão mais ansiosas do que o normal, ficará difícil estabelecer um contato verdadeiro.
"De repente, tudo é possível": muitas marcas já têm provado que é possível inovar a partir dos recursos que têm à mão naquele momento.
"Serviço, serviço, serviço": a ideia de transformar produtos em serviços tem se revelado a maneira mais inteligente de manter seus negócios andando e o relacionamento com o público cada vez mais próximo.
"Faça, não fale": é hora de entregar primeiro, antes de capitalizar ações neste período.
"Necessidade, não desejo": em um momento de crise humanitária, marcas com discursos que enfatizam o indivíduo, seus desejos e sonhos podem soar mais egoístas do que nunca.
"Menos, só o relevante": objetividade nas mensagens.
"Nesse novo mundo que precisará ser todo redesenhado, as marcas têm a oportunidade e o dever de ressignificarem suas experiências não só para os consumidores, mas, especialmente, para a sociedade", conclui Deos.
Confira o estudo na íntegra, aqui.