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Inspire Imagination and Keep Building

Anos depois, Lego acorda e quer inspirar meninas

08.12.14

Depois de receber críticas e ser acusada de machismo por alguns ativistas, a Lego lançou campanha, criada pela Union Made Creative, que é dirigida a jovens meninas.

Entre os que apontaram o dedo para a empresa estava, por exemplo, a feminista Anita Sarkeesian, que disse em dois programas do seu blog "Feminist Frequency" que o anunciante vem priorizando os meninos nas últimas décadas. Ela disse, entre outras coisas, que o  "juntos", na campanha da marca "Vamos construir juntos", limitou-se a mostrar pais e filhos (mães e filhas ficaram de lado).

Em 2012, a marca reagiu lançando a linha "Lego Friends", focada nas meninas, mas o produto foi visto por muitos como um reforço de estereótipos, já que oferecia opções como salões de beleza.

Uma espécie de "virada" aconteceu no início deste ano, quando a carta de uma menina de sete anos de idade tornou-se viral na internet e colocou mais pressão sobre a companhia, no sentido de melhor atender suas fãs do sexo feminino.

A garotinha se queixava de que “há muitos 'meninos Lego' e 'poucas meninas Lego'”, argumentando também que as bonecas “só se dedicam a ficar em casa e ir à praia, não têm trabalho, enquanto os meninos vivem aventuras, trabalham, salvam gente. Inclusive nadam com tubarões”.

Logo depois, a empresa lançou o "Lego Research Institute", desenvolvido pela geoquímica sueca Ellen Kooijman, que conta com três bonequinhas cientistas do sexo feminino. A edição limitada do brinquedo se esgotou em poucos dias e provou para a empresa que há uma grande demanda por esses produtos.

Nesse contexto, o novo filme de Lego apresenta uma voz de menina dizendo: "Nem sempre eu quero que você me ajude. Você sabe por quê? Eu quero descobrir por conta própria."

O comercial mostra a garota brincando com figuras de Lego Friends de forma criativa. A protagonista cria, entre outras coisas, um helicóptero e um labirinto para hamster. O filme explora o encanto e a imaginação como o centro da marca. "Porque você me ensinou a pensar e como sonhar", diz a narradora na conclusão do comercial.

Ficha Técnica:

Client: Lego
Spot: “Inspire Imagination and Keep Building”
Brand Managers: Erin Fortier Reed, Jennifer Paoletto Sr.
Lead Model Designer: Erik Varszegi
Art Director: Laura Norman
Agency: Union Made Creative, Culver City, CA
CCO/Founder: Keith Cartwright
Copywriter: Whitney Ruef
Art Director: Lydia White
Producer: Charity Bustamante
Production Company: Media Mob, Santa Monica, CA
Director: Brigg Bloomquist
Line Producer: Greg Jones
DOP: Pablo Berron
AD: Shawn Davis
Postproduction: Cut and Run
Editorial: Cut+Run
Editor: Isaac Chen VFX/Finish: Cut+Run
Creative Director: David Parker
Flame Artist: Shauna Prescott Audio: Henryboy
Sound Designer: Bill Chesley

Com Agency Spy.

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