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BB tem até dia 10 para responder questionamento
Depois que um comercial do Banco do Brasil com elenco que buscava representar a diversidade foi vetado pelo Governo Federal, na semana passada (leia aqui), o Instituto Ethos anuncia que enviou um questionamento formal ao presidente do BB, Rubem Novaes.
O objetivo é avaliar se a postura do banco está em conformidade com a "Carta de Princípios do Ethos" (leia aqui), assinada quando a instituição financeira se tornou uma empresa associada ao Instituto, em 1998.
O Banco do Brasil tem até o dia 10 de maio para responder ao questionamento do Ethos.
O Instituto também lançou um posicionamento, repudiando a retirada do comercial do ar e destacando os seguintes números: "A pesquisa A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo, estudo encomendado ao Instituto Locomotiva pelo Instituto Feira Preta, com apoio do Itaú, observou que os negros no Brasil representam 54% da população e movimentam, em renda própria, R$ 1,7 trilhão por ano. A pesquisa revela ainda que se os consumidores negros formassem um país, seria o 11º país do mundo em população, com 114,8 milhões de pessoas, e 17º país em consumo.
No Brasil, 9,5 milhões de pessoas se declaram LGBTI+. Por trás da sigla (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transexuais e intersexuais) há um mercado em potencial, que movimenta aproximadamente R$ 150 bilhões por ano, segundo a consultoria InSearch Tendências e Estudos de Mercado, o chamado 'pink money' ou dinheiro rosa."
Por fim, o Ethos completa: "Nesse sentido, reafirmamos nossa compreensão de que a diversidade, além de fazer bem para a sociedade, é boa para os negócios. A sociedade brasileira precisa garantir que os avanços civilizatórios alcançados ao longo da história não sofram retrocessos. O Ethos acredita que as empresas são parte fundamental para a consolidação de ambientes plurais, de visibilidade e respeito às diferenças, e com elas quer seguir nessa construção."