arrow_backVoltar

Inteligência artificial

BIA, do Bradesco, atualiza respostas contra assédio

06.04.21

O Bradesco aborda o problema do assédio sexual contra as mulheres, em nova campanha criada pela Publicis Brasil. De acordo com o anunciante, no ano passado a inteligência artificial do banco, chamada BIA, recebeu cerca de 95 mil mensagens ofensivas.

Nesse contexto, alinhada à iniciativa "Hey Update My Voice" (assista aqui), criada pela SunsetDDB para a Unesco, a ferramenta do Bradesco passa a responder de forma "mais contundente" aos ataques, de acordo com a empresa.

Anteriormente, se a BIA recebesse um xingamento, por exemplo, era programada para oferecer uma resposta passiva: "Não entendi, poderia repetir?". No entanto, a inteligência artificial passa agora a utilizar frases mais diretas, como "Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém" e "Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento".

A mudança de tom nas frases da BIA são apresentados no comercial para TV (assista abaixo), que chegou à telinha na noite desta segunda-feira (5). A peça ressalta algumas das agressões verbais que realmente foram proferidas contra a inteligência artificial, as respostas dadas até então, e a sua nova postura contra a violência sexual.

O filme conta com a participação de mulheres, que, segundo o Bradesco, representam "todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia".

"Com a iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio", defende Márcio Parizotto, diretor de marketing do banco.

A campanha, que é resultado de um trabalho que envolveu os times de RH, Marketing e Tecnologia do banco, em linha com movimentos corporativos como o "#AliadosPeloRespeito", também é composta por anúncios para mídia impressa, peças para mídia out of home, ativações para as redes sociais (que trarão funcionárias do Bradesco em vídeos, mostrando os bastidores do projeto) e uma landing page.

Nesta quinta-feira (8), haverá uma live no YouTube do banco, apresentada por Rita Batista, e que debaterá o combate ao assédio, com a participação da atriz Glamour Garcia e da psicanalista Vera Laconelli. Além disso, "influenciadoras" participarão de uma temporada de podcasts sobre o tema, com Mariana Torquato como host. Eles vão ao ar a partir do dia 26, no Spotify.

Ficha Técnica:

Cliente: Bradesco

Agência: Publicis Brasil

Produto: Institucional - Inovação

Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla

CEO: Eduardo Lorenzi

CCO: Domenico Massareto

Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino

Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch

Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos

Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri

Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl

Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng

Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko

Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau

Mídia: Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos

Head Produção: Renata Sayão

RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves

Produtora: MAGMA

Direção: Thatiane Almeida

Produção executiva: Manuel Nogueira

Atendimento: Lili Pulz

Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)

Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta

Assistente de direção: Patrícia Jaeger

Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo

Produtora de elenco: Manu Menezes

Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha

Figurinista: Nai Albuquerque

Make: Welida

Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime

Montagem: Lorrana Souto

Finalizadora: Jacqueline Lima

Pós produção: Liquor Media

Colorista: Diogo Comum

Produtora de Som: Supersonica

Produtora Musical: Elga Flanger

Atendimento: Tatiana Nascimento

Produção Executiva: Marilia Franco

Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo

Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

Inteligência artificial

/