Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Governo escolherá temas de filmes financiados com dinheiro público
Questionado nesta quinta-feira (22) sobre a suspensão de um edital com séries com temática LGBTQ+ para TVs públicas (leia aqui), Osmar Terra, ministro da Cidadania, afirmou que o governo federal vai escolher os temas dos filmes financiados com dinheiro público. Segundo ele, o critério será o "interesse da sociedade" pelo projeto, informa o jornal O Globo.
"Nós temos que discutir que direcionamento tem que ter, que temáticas têm que ser trabalhadas no cinema brasileiro, até para não ter filme que vá receber dinheiro público e que não tenha interesse nenhum para a sociedade", declarou Terra, que assinou nesta quarta-feira (21) portaria que suspendeu edital que pré-selecionou séries com temas LGBTQ+, entre diversos outros assuntos, leia aqui.
A suspensão ocorreu depois que o presidente Jair Bolsonaro criticou quatro dos filmes finalistas do edital, que concorriam pelas categorias "diversidade de gênero" e "sexualidade".
Depois do ocorrido, Henrique Pires, secretário de cultura, foi demitido e acusou o governo de censura.
Terra disse nesta quinta-feira que a saída de Pires "não tem relação" com a suspensão do edital e que o secretário "não vinha desempenhando seu trabalho como o governo gostaria".
Leia anterior sobre o assunto, aqui.
Leia matéria do jornal O Globo na íntegra, aqui.