Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Suicídio: Pepsi gera controvérsia
Campanha de Pepsi (produto Pepsi Max) mostra, em ilustração, uma caloria solitária tentando se enforcar, se envenenar, se flagelar e atirar em si mesma, entre outras atitudes radicais, por sentir-se muito só, está gerando polêmica.
A criação é da BBDO Dusseldorf.
Leia matéria do AdAge na íntegra aqui. A publicação lembra de anúncio da GM, de anos atrás, quando um robô tentava suicídio e também houve polêmica. A GM mudou a peça.
Comentários
Afro Stefanini II - Eu não acredito que a publicidade de qualquer marca consiga gerar bom relacionamento com alusões a comportamentos depressivos ou com características de transtornos psiquiátricos. No primeiro momento parece original, uma baita sacada, algo inovador. Mas nada é mais importante para uma marca do que relacionar a sua comunicação com coisas positivas. Entendo que o interesse é comparar a caloria e o quanto ela está "sofrendo" por que agora existe a Pepsi Max, no entanto as pessoas vão prestar muito mais atenção a mensagem "suicídio" porque é muito mais forte do que a mensagem proposta pela campanha. É isso o que eu penso.
Igor Grana - Que mal gosto.... exageraram. Caloria emo não né.
Reinaldo - Vivemos num mundo psicótico, onde calorias são monstros suicidas. salvem nossas crianças !
edu - passou do ponto
Denis - Adorei a campanha!
Rita - Também achei ótima!
lombra - Gostei da idéia sim. Hj estamos vivendo um tempo do "exagero extremista do politicamente correto" e o "pisar nos ovos". Agora surgem nomes bonitos às diferenças e a maquiagem hipócrita dos comportamentos e atitudes. Não podemos mais chamar o obeso de gordinho, o caucasiano de branquelo, o oriental de japa, o negro de neguinho. Tudo ofende e todos se sentem ofendidos. Agora mais essa, o suicida. Horas, o tom da campanha é cômico até, estão dando importância demais a ela, querendo achar pêlo em ovo. Qualquer um entende a mensagem, acho que só os que já têm algum tipo de depressão que podem achar meio "down", mas estamos rodeados de acontecimentos, fatos e imagens que são muito piores e mais depressivos do que esta campanha. Apelação é o tipo de programação aos domingos na incessante guerra de audiência entre os programas estúpidos destes dias, a desvalorização da mulher, a banalização da violência, a bandalheira e a sem vergonhice dos políticos do nosso país e a tragédia de Santa Catarina. Isso sim é razão pra ficar deprê, de não ter mais sentido na vida. Respeito muito a opinião dos colegas, mas devemos ser mais comedidos e ter mais dicernimento em separar algumas coisas. Abs a todos.
Malta - concordo com o fato do pessoal assimilar mais o suicídio, que a marca. Pelomenos para Pepsi ficou tosco, ainda mais que é uma marca Happy. Mas gostei bastante da arte.
Anna - O unico problema é sempre querer colocar braços nas coisas.
Fernando Cabral - - Por favor, é uma alegoria, um desenho, uma brincadeira visual. É preciso lembrar que nos desenhos dos Looney Toones, o trio Patolino, Pernalonga e Gaguinho, o papa-léguas e o Coiote se matavam das maneiras mais absurdas, truculentas e ninguém vinha com esses medinhos exagerados.
Malu - Acho bom então revermos também toda a industria cinematografica. O que tem de filme violento nao está escrito. Eu gostei muito da campanha.
Henrique Martins - Publicitariamente falando e uma peça f..da. Muito boa a sacada e a arte que e excepcional fecha com chave de ouro. Não vejo problema na associação com suicidio, acho que o problema é que como pegaram muito pesado, da uma certa aflição, e isso sim não é bom de se associar a marca. A da gilete por exemplo, me dá muita aflição, agonia. Talvez se tivessem pego mais leve não teria nenhum problema. Botando uma caloria prestes a se jogar de um prédio, com a arma na boca mas sem o cerebro voando.