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Internacional II

Gap atravessa crise

24.01.07

A  norte-americana Gap Inc., fundada em 1969, acaba de perder seu presidente e CEO Paul Pressler, locado em São Francisco.


Robert J. Fisher, chairman do board de diretores, irá acumular as funções de presidente e CEO, interinamente.


A notícia dá seqüência a outras duas baixas de executivos-chaves, ocorridas também esse mês: Denise Johnston, presidente da divisão de adultos da Gap, e Ivy Ross, chefe de design de produto da Old Navy, marca que, ao lado da Banana Republic, forma o tripé principal de marcas da Gap Inc..


Mais do que isso: 11 executivos senior deixaram seus cargos há pouco tempo, incluindo Kyle Andrew, vp de marketing da marca Gap.


A empresa tenta sair do atoleiro em que se meteu, depois de que suas lojas começaram a apresentar declínio nas vendas. Nos últimos 31 meses, 28 foram de resultados negativos para o grupo.


A companhia contratou a consultoria Goldman Sachs para rever estratégias das marcas Gap e Old Navy, em meio a especulações de que a empresa poderia vir a ser vendida.


Balanços da Gap Inc., relativos ao exercício de 2006 e ao último trimestre do ano, especificamente, serão divulgados no dia primeiro de março.


Pressler capitaneava a Gap desde setembro de 2002, depois de 15 anos de Walt Disney Co.


A Gap Inc. opera mais de 3.100 lojas das bandeiras Gap, Banana Republic, Old Navy, Forth & Towne (roupas femininas de luxo, para mulheres maduras) e Piperlime (calçados), nos EUA.


Banana Republic, comprada pelo grupo em 1983, parece ser a única entre as marcas a não estar dando prejuízo ao grupo.


A Old Navy foi posicionada como marca jovem e muito acessível (great fashion at great prices); Banana Republic como marca de luxo e sofisticação, porém acessível (accessible luxury brand), e a Gap como marca casual, ícone do American Style.


O grupo também possui lojas no Canadá e no Japão.


O site de e-commerce da marca Gap é um dos mais bem elaborados do mundo.


Assunto relacionado: leia nota sobre bancarrota da Tower Records, aqui.

Internacional II

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