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Investimentos em propaganda / SP

Levantamento aponta que governo gastou R$ 2,44 bilhões em 10 anos

01.04.13


As empresas estatais paulistas responderam por metade dos investimentos em propaganda do Governo do Estado, na última década.



Levantamento feito pelo Estado via Lei de Acesso à Informação mostra que, enquanto a administração direta desembolsou R$ 1,2 bilhão, entre 2003 e 2012, as cinco principais estatais de São Paulo gastaram R$ 1,24 bilhão - os valores estão atualizados pela inflação.



Os investimentos da administração direta, que inclui o gabinete do governador e as secretarias de Estado, são conhecidos - é possível acessá-los pelo sistema de execução do orçamento do Estado. Já as despesas das empresas estatais nunca tinham sido tornadas públicas de maneira ampla e sistematizada.



Os investimentos em publicidade do governo paulista nesses dez anos somaram, portanto, R$ 2,44 bilhões. No período, o Estado foi governado por Geraldo Alckmin e José Serra, ambos do PSDB.



A lógica dos desembolsos se inverteu há quatro anos, quando as empresas estatais passaram a gastar mais do que a administração direta. Entre 2003 e 2008, as estatais gastaram média de R$ 57,6 milhões por ano, ao passo que as secretarias do governo gastaram média de R$ 82,6 milhões anuais. De 2009 a 2012, as empresas estatais desembolsaram um total de R$ 900 milhões, média de R$ 225 milhões ao ano, enquanto a administração direta gastou R$ 710 milhões - média de R$ 117,5 milhões.



Os dados obtidos mostram que o pico dos gastos das estatais Sabesp, Metrô, CPTM, CDHU e Dersa ocorreu em 2009, quando investiram um total de R$ 340,6 milhões. O valor é quase igual aos R$ 345,9 milhões que as cinco estatais gastaram em todos os seis anos anteriores, no período 2003-2008 - em 2008, por exemplo, elas despenderam R$ 110 milhões; em 2007, R$ 48 milhões.



Em 2009, quando o PSDB articulava a candidatura do então governador Serra a presidente da República, o Metrô e a CPTM fizeram fortes campanhas de marketing sobre a expansão de linhas e a compra de novos trens. A Dersa investiu na publicidade do Rodoanel e da Nova Marginal. A Sabesp criou campanhas sobre o projeto Tietê e o uso responsável da água e a CDHU gastou em publicidade com o Programa Serra do Mar, com a reformulação dos padrões de seus imóveis e com o Programa Cidade Legal, para promover a regularização de imóveis.



Os investimentos do Metrô em publicidade saltaram de R$ 11,5 milhões em 2008 para R$ 71 milhões em 2009, elevação de 517%. A Dersa, que investiu R$ 2,7 milhões em 2008, elevou para R$ 63,4 milhão em 2009 - 2.248% a mais. A CPTM passou de R$ 4 milhões para R$ 55,7 milhões nos mesmos anos, um incremento de 1.292%.



O governo Serra foi aquele em que as cinco estatais mais investiram em publicidade, com valor total de R$ 756 milhões - média de R$ 189 milhões por ano. No segundo governo Alckmin, entre 2003 e 2006, elas investiram R$ 188 milhões, ou R$ 47 milhões anuais.



No atual governo Alckmin, as empresas se tornaram mais gastadoras que na sua primeira passagem pelo Palácio dos Bandeirantes. Em 2011 e 2012, desembolsaram R$ 300 milhões, média de R$ 150 milhões por ano.



Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.


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