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Levantamento aponta que governo gastou R$ 2,44 bilhões em 10 anos
As empresas estatais paulistas responderam por metade dos investimentos em propaganda do Governo do Estado, na última década.
Levantamento feito pelo Estado via Lei de Acesso à Informação mostra que, enquanto a administração direta desembolsou R$ 1,2 bilhão, entre 2003 e 2012, as cinco principais estatais de São Paulo gastaram R$ 1,24 bilhão - os valores estão atualizados pela inflação.
Os investimentos da administração direta, que inclui o gabinete do governador e as secretarias de Estado, são conhecidos - é possível acessá-los pelo sistema de execução do orçamento do Estado. Já as despesas das empresas estatais nunca tinham sido tornadas públicas de maneira ampla e sistematizada.
Os investimentos em publicidade do governo paulista nesses dez anos somaram, portanto, R$ 2,44 bilhões. No período, o Estado foi governado por Geraldo Alckmin e José Serra, ambos do PSDB.
A lógica dos desembolsos se inverteu há quatro anos, quando as empresas estatais passaram a gastar mais do que a administração direta. Entre 2003 e 2008, as estatais gastaram média de R$ 57,6 milhões por ano, ao passo que as secretarias do governo gastaram média de R$ 82,6 milhões anuais. De 2009 a 2012, as empresas estatais desembolsaram um total de R$ 900 milhões, média de R$ 225 milhões ao ano, enquanto a administração direta gastou R$ 710 milhões - média de R$ 117,5 milhões.
Os dados obtidos mostram que o pico dos gastos das estatais Sabesp, Metrô, CPTM, CDHU e Dersa ocorreu em 2009, quando investiram um total de R$ 340,6 milhões. O valor é quase igual aos R$ 345,9 milhões que as cinco estatais gastaram em todos os seis anos anteriores, no período 2003-2008 - em 2008, por exemplo, elas despenderam R$ 110 milhões; em 2007, R$ 48 milhões.
Em 2009, quando o PSDB articulava a candidatura do então governador Serra a presidente da República, o Metrô e a CPTM fizeram fortes campanhas de marketing sobre a expansão de linhas e a compra de novos trens. A Dersa investiu na publicidade do Rodoanel e da Nova Marginal. A Sabesp criou campanhas sobre o projeto Tietê e o uso responsável da água e a CDHU gastou em publicidade com o Programa Serra do Mar, com a reformulação dos padrões de seus imóveis e com o Programa Cidade Legal, para promover a regularização de imóveis.
Os investimentos do Metrô em publicidade saltaram de R$ 11,5 milhões em 2008 para R$ 71 milhões em 2009, elevação de 517%. A Dersa, que investiu R$ 2,7 milhões em 2008, elevou para R$ 63,4 milhão em 2009 - 2.248% a mais. A CPTM passou de R$ 4 milhões para R$ 55,7 milhões nos mesmos anos, um incremento de 1.292%.
O governo Serra foi aquele em que as cinco estatais mais investiram em publicidade, com valor total de R$ 756 milhões - média de R$ 189 milhões por ano. No segundo governo Alckmin, entre 2003 e 2006, elas investiram R$ 188 milhões, ou R$ 47 milhões anuais.
No atual governo Alckmin, as empresas se tornaram mais gastadoras que na sua primeira passagem pelo Palácio dos Bandeirantes. Em 2011 e 2012, desembolsaram R$ 300 milhões, média de R$ 150 milhões por ano.
Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.