arrow_backVoltar

Investimentos globais em publicidade

Warc: queda em 2020 será menor que a de 2009

28.05.20

Os investimentos globais em publicidade devem cair 8,1% (US$ 49,6 bilhões) para US$ 563 bilhões este ano, por conta da diminuição do aporte em comunicação entre as empresas dos principais setores de produtos, como resultado da pandemia de Covid-19, de acordo com a projeção do serviço internacional de inteligência de marketing Warc.

Apesar das baixas, o declínio global em 2020 será mais suave do que o registrado em 2009, quando o mercado publicitário teve uma contração de 12,7% (US$ 60,5 bilhões).

A pesquisa é baseada em dados de 96 mercados em todo o mundo e indica que o aporte em publicidade na mídia tradicional deve cair 16,3% (US$ 51,4 bilhões) este ano. A projeção é de queda de 31,6% em cinema, 21,7% em OOH, 21,5% no meio revista, 19,5% em jornal, 16,2% em rádio e 13,8% na mídia TV.

A propaganda online, no entanto, terá um leve crescimento, de 0,6%, em 2020. Espera-se incremento de investimento nas mídias sociais (9,8%), em vídeo online (5,0%) e pesquisa online (0,9%).

Segundo o levantamento, o comércio eletrônico, que expande durante a crise, está mais estabelecido atualmente do que durante a Grande Recessão (entre o final dos anos 2000 e início dos anos 2010). Além disso, atualmente, a publicidade na internet representa 52,8% do investimento global (comparado a 13,8% em 2009).

Entre as categorias de produto monitoradas pelo Warc, a que deve registrar maior queda no investimento em comunicação é o setor de viagens e turismo (-31,2%) para 2020, representando uma redução de US$ 7,2 bilhões em comparação a 2019, para um total de US$ 16 bilhões.

Investimentos globais em publicidade

/