Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Iniciativa de esports lança uniforme e leilão por + espaço a mulheres
O WIBR (Women in Brazil), iniciativa do MIBR (organização de esports) para mudar o ecossistema do mundo dos games apoiando mulheres que desejam entrar no mercado, lançou seu primeiro uniforme. A jersey do WIBR traz uma mensagem de coragem e empoderamento e foi batizada de "WIBRAVE, o manto da guerreira". Para expandir esse recado, criou um leilão de camisetas customizadas por quatro artistas para arrecadar mais dinheiro para a causa.
O total da receita da venda das peças será revertido para o programa Power 4 Girls, focado em capacitar meninas do ensino público para virarem grandes empreendedoras. O projeto é uma parceria entre a Embaixada e o Consulados dos EUA e a ONG Instituto Gloria, com apoio do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). "Esta é uma jersey para mulheres empoderadas, que enfrentam o medo e lutam por um mundo melhor, mais igualitário. Juntas, somos mais fortes para virar as regras do jogo e criar as lideranças femininas do futuro”, declarou Roberta Coelho, CEO do MIBR e fundadora do WIBR.
Com tiragem limitada, a camiseta exalta lutas importantes das mulheres por direitos iguais ao longo dos anos. Algumas datas significativas estão gravadas no tecido da camisa, como 1827 (mulheres passam a ter acesso à educação formal), 1932 (direito ao voto), 2006 (Lei Maria da Penha) e 2015 (Lei contra o feminicídio). A jersey tem também o número 180, canal de serviço que presta escuta e acolhida qualificada a mulheres em situação de violência.
As estampas foram criadas pela Trois Fashion, que fez uma pesquisa sobre a participação feminina nos jogos. A produção da camiseta foi realizada pela Ciena. A camiseta está à venda por R$179,90 no e-commerce do MIBR.
Leilão
Em busca de angariar mais fundos para a campanha, o WIBR, em parceria com o curador Rafael Lacerda e o escritório de arte RL, convidou quatro artistas para dar seus toques às camisetas, que estão disponíveis em leilão na plataforma eSolidar, aberto até 04 de abril.
"Foi uma experiência incrível poder juntar duas atividades - games e artes plásticas - que remetem a inspiração, transpiração e muita dedicação para chegar no objetivo final", afirmou Lacerda.
Quem participa dessa parte do projeto são a artista plástica e urbana Sofia Rocha; Hildebranda, artista visual, poeta e atriz com formação em artes cênicas e comunicação visual; e a artista urbana Lynn Court. O designer e grafiteiro Yuri Jardim, diretor criativo da Ciena, também deixou sua marca gravada em uma jersey do WIBR.