Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Porta lança campanha para Especial de Natal, a ser exibido no YouTube
Pela primeira vez, o Porta dos Fundos faz uma série de ações para divulgar um de seus projetos de maior destaque no ano: o Especial de Natal. Desta vez, ele será lançado no canal do YouTube do grupo, e não na Netflix. A estreia acontece no dia 10 de dezembro. Atualmente o canal tem mais de 16,7 milhões de inscritos.
Intitulado “Teocracia em Vertigem”, o especial satiriza, com linguagem documental, o cenário político brasileiro e questões globais, como a polarização, em um paralelo com fatos ocorridos nos tempos de Cristo.
Em 2019, “A Primeira Tentação de Cristo” foi alvo de polêmicas e desagradou alguns grupos conservadores.
Com o mote “Jesus Vai Voltar”, a campanha, que foi criada internamente, começou com outdoors espalhados em pontos estratégicos de Atibaia, no interior de São Paulo. A ação teve largada na terceira semana de novembro, com peças exibindo o slogan seguido da advertência "#NãoAssista ao especial de Natal do Porta” e, ainda a frase: “Por que depositaram 89 mil moedas de prata na conta da ex-mulher de Judas?”. O plano de comunicação inclui filme para TV e ações online.
Neste final de semana (28 e 29), faixas aéreas estampando frases da campanha passarão pelas praias do Rio de Janeiro e do litoral de São Paulo.
Na segunda fase da campanha, quando o especial já estiver disponível no YouTube, um filme de 15 segundos será veiculado na TV Globo, e outro de 30 segundos nos canais da ViacomCBS: MTV, Comedy Central e Paramount.
A campanha conta ainda com uma estratégia de distribuição de conteúdo editorial nos canais do Porta dos Fundos na internet: YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok. O objetivo é ampliar e engajar a audiência.
“O Especial de Natal é um projeto cada vez mais esperado pelos fãs do Porta. Esse ano decidimos usar diferentes canais de comunicação para dar ainda mais visibilidade a um projeto que tem o DNA do grupo. Com o ‘Jesus Vai Voltar’ anunciamos que o projeto continua, e o ‘#NãoAssista ao Especial de Natal do Porta dos Fundos’ lembra que as pessoas podem escolher se querem assistir ao filme ou não”, afirmou, em comunicado, Christian Rôças, o Crocas, CEO da empresa.
De 2013 a 2017, o especial foi lançado no canal do Porta no YouTube. Os cinco primeiros filmes somam 25.6 milhões de visualizações e mais de 3,4 milhões de horas assistidas. “Se Beber, Não Ceie” (2018), vencedor do Emmy Internacional na categoria Humor, e “A Primeira Tentação de Cristo” (2019) foram lançados na Netflix. Eles estarão disponíveis no canal a partir de dezembro.
“O Porta dos Fundos é o Brasil que deu certo. O sucesso do Especial de Natal só mostra que é possível falar de todos os assuntos, até os considerados ‘polêmicos’, com humor e, principalmente, de forma democrática”, completou Crocas.
A produtora sofreu um atentado no final de dezembro. Apesar da gravidade do crime, as investigações se arrastaram. Em janeiro deste ano, a Justiça do Rio chegou a determinar a suspensão do especial de Natal, decisão que foi derrubada pelo STF (lembre aqui).