Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasileiro não está muito envolvido com evento, diz estudo
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já estão prestes a ter início, mas o brasileiro continua não muito animado com o evento, indica estudo qualitativo semanal chamado Pulso, realizado pela nova/sb em todo o país para identificar tendências.
Segundo o levantamento, existem receios do público em relação à organização e segurança do evento, bem como relacionados aos impactos na crise financeira do Rio de Janeiro e do Brasil.
"Em São Paulo nós identificamos um clima bastante desfavorável à Olimpíada Rio 2016. A maioria dos pesquisados demonstra baixíssimo envolvimento com o evento e baixa predisposição para um olhar mais positivo com os jogos no país. A atmosfera em torno do assunto é de críticas e pessimismo. Por outro lado, um argumento positivo no discurso dos entrevistados ressalta a qualidade da receptividade do brasileiro", declara Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da agência nova/sb.
O monitoramento captou uma "repetição de opinião e comportamento agora em relação ao experimentado na Copa do Mundo, em 2014". Segundo a agência, entre os entrevistados nos grupos focais, "mesmo aqueles que se disseram desmotivados, admitiram que vão acabar entrando no clima quando os Jogos Olímpicos começarem", como ocorreu no maior campeonato de futebol, há dois anos.
Utilizando a metodologia qualitativa Pulso, semanalmente os pesquisadores reuniram e acompanharam a discussão de grupos focais, determinando a indicação de tendências.
Desde a Copa do Mundo de 2014 até hoje, foram ouvidos mais de 200 grupos focais, compostos por uma média de 2,5 mil pessoas, homens e mulheres pertencentes à classe C, no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.