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Como grandes marcas se prepararam para o evento
Os patrocinadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão preparados para o evento esportivo - e também para improvisar.
Os patrocinadores dos EUA e globais incluem marcas como Coca-Cola e McDonald's, que já apostaram na Olimpíada várias vezes anteriormente, e outras como Hershey's, que assinou um contrato de cinco anos com a equipe dos EUA, no ano passado, e não tinha decidido até o final da primavera norte-americana (no começo deste ano) se realizaria algum evento no Rio.
A companhia optou por se concentrar em uma festa, em vez de apostar em diversas atividades que poderiam ser difíceis de realizar em poucos meses. A marca vai fazer a "festa de S'mores" (um tipo de sobremesa norte-americana), no dia 10 de agosto, Dia Nacional dos S'mores, junto com evento simultâneo na sede da Hershey's (nos EUA). Barras de chocolate ao leite, marshmallows e biscoitos foram enviados dos EUA para o Brasil em contêineres refrigerados.
Enquanto a marca é nova no apoio à Olimpíada, David Palmer, diretor de marketing-partnership e planejamento da Hershey's, participou dos Jogos Olímpicos de Vancouver e de Londres, quando era responsável pela área de marketing esportivo da Procter & Gamble.
"Independentemente de quão detalhado você seja em seus cronogramas diários e no planejamento, você ainda fica à mercê do capricho da cidade, do capricho do tráfego e, muito sinceramente, dos horários de outras pessoas", disse Palmer.
Os Jogos do Rio serão a oitava Olimpíada para Erin Weinberg, vp-executiva de comunicações do United Entertainment Group. Ela vai estar na cidade com cerca de uma dúzia de funcionários, trabalhando para 10 marcas não reveladas.
"A Olimpíada é o tipo de coisa que se você não ama e você provavelmente não deveria estar fazendo, porque tem que se doar inteiramente", disse Erin.
Embora Tina Davis, diretora global de marketing e patrocínios do Citi, vá passar a maior parte de seu tempo durante os Jogos trabalhando - a marca está patrocinando cinco atletas Olímpicos, este ano, e também terá um espaço no último andar da Team USA House - ela vai tentar ir aos eventos dos quais os atletas do Citi participarão.
Budweiser, um antigo patrocinador do Comitê Olímpico norte-americano, planeja receber alguns convidados em um hotel, na praia de Copacabana. A marca também estará servindo cervejas geladas na Team USA House, na praia de Ipanema. Enquanto isso, a cerveja oficial do Rio 2016 é a Skol, marca líder no Brasil, que é propriedade da AmBev.
A rede de fast food McDonald's vai enviar mais de 100 crianças de todo o mundo para o Rio. Embora a empresa faça isso desde 2008, este é o primeiro ano em que providenciará que elas participem da cerimônia de abertura. Para a maioria das crianças, isso marca sua primeira viagem para fora de seu país de origem, e para muitos, sua primeira viagem de avião, disse David Zlotnik, diretor global sênior de relações públicas do McDonald's.
Peter Franklin, diretor global de esportes da Coca-Cola, vem trabalhando em eventos, incluindo os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, há mais de 20 anos. Ele disse que a fabricante de refrigerantes trabalha para levar todos os seus funcionários a pelo menos um evento. "Para as pessoas que trabalham nesses projetos, há dois resultados possíveis", disse Franklin. "Algumas pessoas, como eu, tornam-se viciadas em eventos globais e querem abraçar esta carreira. Outras, amam a experiência uma vez, mas não podem se imaginar fazendo isso novamente."
Leia matéria do AdAge na íntegra aqui.