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Carrefour e Publicis Groupe: mídia de varejo
A rede Carrefour e o Publicis Groupe acabam de anunciar a criação de uma joint venture de mídia de varejo, na Europa e na América Latina.
A plataforma usará a tecnologia do grupo Publicis em toda a cadeia de suprimentos de mídia de varejo do Carrefour, com a proposta de criar soluções de dados, mídia e publicidade, no Brasil, Argentina e em países europeus.
A joint venture pretende reunir vários novos clientes, construir uma rede de estoques e acelerar o desenvolvimento da mídia de varejo na Europa e na América Latina. O objetivo final é que qualquer empresa com pontos de contato diretos com clientes e dados primários se junte à plataforma para monetizar seus ativos e firmar parceria com anunciantes para impulsionar seus negócios.
O Carrefour terá 51% de participação na joint venture e o Publicis Groupe, 49%. A expectativa é que a operação tenha início no primeiro semestre de 2023. O negócio está sujeito às condições regulatórias.
A mídia de varejo é um dos canais de crescimento mais rápido em investimentos de mídia, e a previsão é de que ultrapassará os aportes com publicidade em TV para empresas de bens de consumo dos EUA nos próximos anos. Na Europa continental, os investimentos com retail media devem ultrapassar € 5 bilhões até 2026, de acordo com análise do IAB e do Publicis Groupe.
"Vamos criar uma aliança com o Publicis Groupe para mudar três coisas: primeiro, colocaremos a tecnologia no centro do nosso modelo, segundo, subiremos na cadeia de valor, criando soluções de mídia de varejo por nós mesmos, e terceiro, conquistaremos novos mercados, tanto na Europa quanto no Brasil. Com esta aliança, nossa transformação digital ganha uma nova dimensão e nos permite acessar um novo mercado com enorme crescimento", declara Alexandre Bompard, presidente e CEO do Grupo Carrefour.
"Após a revolução da mídia digital nos anos 2000 e a revolução da mídia social nos anos 2010, a mídia de varejo está revolucionando mais uma vez as hierarquias estabelecidas e abrindo novas oportunidades para os profissionais de marketing", avalia Arthur Sadoun, presidente do conselho de administração do Publicis Groupe.
"Até agora, a fragmentação do mercado na Europa e na América Latina tornou difícil para as marcas liberarem totalmente seu potencial. É por isso que estamos agindo hoje. Ao unir forças com o Carrefour, seremos capazes de fornecer aos clientes uma compreensão inigualável do cliente e acesso direto a estoques premium, aqueles que geram as maiores taxas de conversão e retorno sobre gastos com anúncios para os anunciantes”, argumenta o executivo.