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Globo reforça metas até 2030
Em sua segunda edição do Relatório Jornada ESG, lançado na quarta-feira 26, a Globo divulga as ambições e metas para 2030, envolvendo cada um dos seis compromissos de sua Jornada ESG, anunciada em julho do ano passado (reveja aqui). O plano está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos princípios do Pacto Global, do qual a empresa é signatária, ambos da ONU.
Dentre as metas, está direcionar 50% de novas vagas para pessoas de grupos priorizados pela empresa: mulheres, negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A criação da diretoria de diversidade e inovação em conteúdo, nos Estúdios Globo, foi um passo importante nessa direção.
Outro plano da empresa está em se tornar “Aterro Zero” – com foco na redução da geração de resíduos e maximização da economia circular – e atingir 100% de utilização de energia de fontes renováveis até 2030. Nos próximos três anos, a Globo investirá cerca de R$ 10 milhões na substituição de geradores a diesel por nobreaks de alimentação elétrica, evitando a emissão de 323 toneladas de CO2 por ano.
Também na quarta-feira, a companhia aderiu ao Movimento Net Zero, estreitando seu vínculo com o Pacto Global. Ao se tornar signatária, ela se une à iniciativa, que tem a ambição de reduzir 2 giga toneladas de CO2 em emissões até 2030.
O relatório - que pode ser conferido aqui - enumera as medidas tomadas em 2022. No ano passado, foram veiculados cerca de 50 mil minutos de conteúdos sobre meio ambiente e mais de 10 mil minutos sobre educação.
“Conversamos com milhões de brasileiros todos os dias. Temos consciência de que nossa atuação possibilita a criação de histórias capazes de gerar conversas e levantar discussões com um forte potencial de alcance, mobilização e engajamento, que nenhuma outra empresa é capaz de gerar. O que fazemos viaja além das telas”, afirmou, em comunicado, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
A criação do Movimento LED – Luz na Educação, em 2022, é mais um destaque. Dentro dessa proposta, o Prêmio LED, que visa iluminar inovações para a educação, teve mais de 3.400 projetos inscritos. Além disso, 30 milhões de pessoas foram impactadas pelo programa “Especial LED”, transmitido pela TV Globo, e milhares pessoas acompanharam a primeira edição do “Festival LED”, que alcançou mais de 130 mil visualizações ao vivo na transmissão via Globoplay e G1.
O Movimento LED se soma aos R$ 15,7 milhões arrecadados no Criança Esperança para 71 projetos nas cinco regiões do Brasil e aos cerca de R$ 214 milhões em mídia destinados para campanhas, próprias e de parceiros, que atuam com educação.
Outra ação envolve uma das campeãs de audiências de 2022. “A retomada das nossas produções inéditas trouxe enormes possibilidades. Um exemplo foi a novela ‘Pantanal’, primeiro projeto em que implementamos nosso Guia de Produções Verdes. Além do cuidado com a sustentabilidade por trás das telas, ‘Pantanal’ levou para a casa de milhões de brasileiros discussões sobre temas importantes como preservação ambiental e violência doméstica”, explicou Marinho.
A ambição da companhia é ter todas as produções dos Estúdios Globo aplicando as premissas de Produções Verdes até o final deste ano.
O lançamento do relatório é marcado por uma campanha publicitária sobre a Jornada ESG da Globo, com peças que mostram como o assunto é uma realidade no dia a dia da companhia e impacta todos que se relacionam com a empresa, sejam colaboradores, público ou parceiros de projetos.
Ficha Técnica
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Criação: Julia Custodio e Carlo Iulio
Direção de Estratégia: Bernardo Magalhães
Planejamento: Bruno Altieri e Victoria Cosato
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Juliana Cordeiro
Gerência de Mídia: Talita Moraes
Planejamento de Mídia: Camila Carneiro, Larissa Bittencourt, Osmar Galvão e Yuanna Mouzinho
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Coordenador de produção: Gabriela Bonn e Klemerson Cantalice
Produção Executiva: Alexandre Lourenço
Produtora audiovisual: Estúdio Dead Pixel
Direção de cena: Kiko Costato
Produção Executiva: Gustavo Michelucci
Coordenação de pós-produção: Nacho Martin
Coordenação de Produção: Adriana Mamprin
Assistente de Direção: Karina Damiani
Direção de Fotografia: Thiago Beck
Operador de Câmera: Thiago Beck e Bacco Andrade
Produtora de áudio: Sound Design Prod
Produtor: Jesus Sanchez e Bruno Bonaventure
Finalização: Pélico
Atendimento: Aline Kallich
Coordenação: Aline Kallich e Jesus Sanchez