Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Investimentos em mídia no Brasil crescem 10% em 2024
Os investimentos em mídia cresceram 10% em 2024 em relação ao ano anterior, alcançando R$ 88 bilhões, de acordo com a 46ª edição do "Data Stories – Inside Advertising", relatório produzido pela Kantar Ibope Media.
Segundo a empresa, é a primeira vez em cinco anos que o mercado volta a registrar crescimento de dois dígitos (com exceção de 2021, que teve um incremento de 30% por conta da retomada pós-pandemia).
De acordo com o relatório, todos os meses de 2024 apresentaram patamares superiores aos de 2023. No acumulado dos últimos cinco anos, o mercado publicitário brasileiro registrou um incremento de 65%.
Os cinco maiores anunciantes concentraram 48% de todo o volume investido em mídia. Os setores Financeiro e de Serviços registraram crescimentos de 22% e 25%, respectivamente. Também apresentaram aumento setores como Jogos e Apostas (47%), Eletros e Informática (21%), Educação (18%) e Administração Pública (20%).
A Kantar Ibope Media destaca que capitais fora do eixo São Paulo-Rio também registraram crescimento: em 15 praças monitoradas houve incremento acima da inflação, e em 10 destas ainda acima de dois dígitos.
Dados do Advertising Insights, ferramenta da Kantar Ibope Media, tanto no Facebook como no Instagram os cinco setores que mais investiram concentraram cerca de 60% da compra de mídia, enquanto no TikTok o investimento foi mais fragmentado, com apenas 43% concentrado no topo.
A metodologia da Kantar monitora veiculação com as mídias, considerando médias percentuais de descontos aplicados em cada meio.
Segundo o Cenp-Meios, que mensura investimentos a partir dos serviços declarados pelas agências, os investimentos em mídia registraram um crescimento de 12,17% em comparação com o ano anterior (leia aqui).
Clube de Criação 50 Anos