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Mercado publicitário movimenta R$ 129,9 bi em 2016
A compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, 1,6% menos que o acumulado em 2015, segundo dados da Kantar Ibope Media.
"Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior", declara Rita Romero, diretora executiva do Monitor da empresa.
A TV (aberta, paga e merchandising) continua a abocanhar a maior fatia das verbas - mais da metade do total investido em compra de espaço publicitário. A TV aberta acumulou no período o equivalente a R$ 71,6 bilhões, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. A TV paga (R$ 16,4 bilhões), registrou aumento de 8,9%, e o merchandising (R$ 7,9 bilhões), incremento de 14,5%.
A mídia exterior somou R$ 2,8 bilhões em 2016, crescimento de 17% em comparação com 2015.
Segundo a Kantar Ibope Media, o montante destinado para a publicidade na internet, R$ 5,7 bilhões em 2016, "não deve ser interpretado como uma retração dos investimentos neste ambiente, uma vez que, "a cobertura atual do estudo, que considera os formatos display e search em desktop com comercialização direta pelos publishers, confirma a migração que está ocorrendo na distribuição dos investimentos no ambiente digital, com maior participação de vendas programáticas, vídeos e mobile, ainda não representadas pela empresa."
Para 2017, a Kantar Ibope Media promete avançar no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes.
Confira anterior, com o ranking das maiores agências de 2016, aqui.