Keep up with the times

McDonald’s volta à década de 1990, em campanha retrô

12.09.23

A rede de fast food McDonald’s volta à década de 1990 para revelar como mudou a forma como obtém alimentos nos últimos 20 anos. Criada pela Leo Burnett, a campanha “Keep up with the times” se inspira na cultura dos anos 1990.

O esforço conta com um filme para TV (assista abaixo), que diz: “We’ve been using 100% British and Irish beef since you were booking your holidays on here”. Apoiando a peça de teletexto estão dois comerciais (veja abaixo) que mostram como certas pessoas estão presas ao passado quando se trata de suas opiniões sobre o McDonald's.

Um dos filmes se concentra em um grupo de funcionários de escritório tomando café da manhã no McDonald's, enquanto um deles usa um telefone fixo com fio e um computador dos anos 1990, com unidade de disquete. O segundo traz amigas se reunindo para comer sanduíches do McDonald's enquanto uma deles está vestido com um traje dos anos 1980 e se recusa a comer. As outras esclarecem: “all McDonald’s burgers have been made with 100% British and Irish beef for over 20 years”. A amiga retrô muda de ideia antes de receber uma mensagem em seu pager convidando-a para uma discoteca naquela noite.

A direção de cena ficou a cargo de Tim Godsall, da Anonymous Content. A criação é de Joe Miller, Amy Bushill e Cristina Rosique-gomez.

O McDonald’s evoluiu muito ao longo dos anos, mas nem todos acompanharam essas mudanças”, comenta Hannah Pain, head de marketing de afinidade de marca, confiança e família do McDonald’s no Reino Unido e Irlanda. “Nossa pesquisa mostrou que algumas pessoas ainda mantinham opiniões sobre a marca que formaram há cerca de 30 anos. ‘Keep up with the times’ é uma campanha divertida e impactante que usa a nostalgia para falar à nação sobre os nossos compromissos de longa data com a qualidade dos alimentos, canalizando referências culturais dos anos 90 para ilustrar há quanto tempo o McDonald’s utiliza ingredientes de qualidade.”

Os filmes serão apoiados por banners digitais retrô e pôsteres para mídia exterior com temas dos anos 1990 em sites em todo o Reino Unido, além de conteúdo que faz referência à cultura pop do passado no rádio e nas redes sociais.

O McDonald’s também colaborou com o The Times para trazer de volta histórias e primeiras páginas de edições anteriores do jornal. O anunciante replicará ainda seu próprio site dos anos 1990 para ajudar a contar sua jornada pela qualidade alimentar. Bandejas retrô poderão ser conferidas em restaurantes em todo o Reino Unido.

O planejamento e a compra de mídia foram feitos pela OMD.

Keep up with the times” integra a plataforma “Change a little, change a lot” da marca, lançada em 2021 para focar nas credenciais de sustentabilidade do McDonald’s.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Keep up with the times