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'Black Mamba' e sua relação com marcas dos + diversos segmentos
Um dos maiores jogadores do basquete norte-americano, Kobe Bryant, morreu no domingo (26), em um acidente de helicóptero, em Calabasas, na Califórnia (EUA), aos 41 anos de idade.
A capacidade técnica do armador do Los Angeles Lakers e seu carisma natural atraíram a atenção de marcas de diversos segmentos no decorrer de duas décadas de carreira nas quadras e também depois de sua aposentadoria, em 2016, ano em que foi o atleta mais bem pago na história dos esportes coletivos.
Jogador cinco vezes campeão da NBA e vencedor de dois ouros olímpicos, Kobe, conhecido como "Black Mamba", firmou parceria com inúmeros anunciantes e conquistou uma arrecadação recorde de US$ 680 milhões em sua carreira, 46% mais que Michael Jordan quando atuava pelo Chicago Bulls, segundo a Forbes.
Quando começou a jogar na NBA, na temporada 1996-97, o atleta firmou um acordo de patrocínio de seis anos com a Adidas, no valor de R$ 50 milhões. Após o verão de 2002, Kobe pagou multa de US$ 8 milhões para encerrar seu contrato com a empresa.
Depois de um breve período sem parceria no segmento, Bryant assinou acordo com a Nike em junho de 2003. O negócio rendeu muitos milhões de dólares para o jogador e mais ainda para a marca de calçados. Os modelos de tênis Kobe Bryant Nike ainda são bastante procurados.
O jogador também manteve acordos comerciais com gigantes como Coca-Cola, quando representou a marca Sprite, McDonald’s, Spalding, Nutella, Nintendo e Turkish Airlines.
Quando o atleta foi acusado de abusar sexualmente uma mulher de 19 anos, funcionária de um hotel no Colorado, em 2003, perdeu diversos contratos de patrocínio. As partes chegaram a um acordo financeiro fora dos tribunais, de cerca de 22 milhões de reais. O episódio foi relembrado pelo movimento #MeToo, quando Kobe venceu o Oscar em 2018, com o curta de animação "Dear Basketball".
Bryant também era um bom investidor: em março de 2014, dois anos antes de sua aposentadoria na NBA, lançou a Kobe Inc., sua plataforma de investimento privado. Na ocasião, ele anunciou ter adquirido participação acionária de 10% na empresa de bebidas esportivas BodyArmor, concorrente da marca Gatorade, da Pepsico, por US$ 6 milhões. Em 2018, a Coca-Cola comprou uma participação minoritária na companhia, que passou a valer cerca de US$ 200 milhões.
Em agosto de 2016, Kobe e seu parceiro de negócios Jeff Stibel apresentaram ao mercado uma empresa de capital de risco chamada Byrant-Stibel, com fundos de US$ 100 milhões. Desde então, a companhia vinha investindo em empresas de tecnologia, mídia e dados, incluindo os sites de mídia esportiva The Players Tribune, LegalZoom e Juicero.
Bryant foi criado em uma família católica e passou grande parte de sua infância vivendo na Itália. Ele se casou com Vanessa em 2001, em uma paróquia do sul da Califórnia.
O acidente trágico também vitimou uma das filhas do atleta, Gianna, aos 13 anos.