Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Anúncios proibidos na Grã-Bretanha
Dois anúncios de cosméticos das marcas Lancôme e Maybelline, da empresa L'Oreal, que usavam fotos alteradas por computador, foram proibidos na Grã-Bretanha sob a acusação de que eram "enganosos".
Os anúncios traziam fotos da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington manipuladas por computador, informa a BBC.
A decisão foi tomada em resposta à denúncia da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as peças "não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar".
Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador da publicidade britânica, concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta.
Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a L'Oreal admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as peças publicitárias fossem enganosas.
O diretor executivo da ASA, Guy Parker, disse à BBC que "se os publicitários forem muito longe ao usar retoques e outras técnicas de pós-produção para alterar a aparência das modelos e se isso correr o risco de ser enganoso para as pessoas, então está errado e nós proibiremos os anúncios."
Segundo Parker, as imagens da L'Oreal foram banidas porque a empresa não foi capaz de mostrar exatamente o quanto retocou as fotografias originais - um pré-requisito para anúncios de produtos cosméticos.
"Neste caso, a L'Oreal não nos deu as provas, então não tivemos escolha a não ser apoiar a denúncia."