Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Spotify faz parceria com Riot Games
O mercado de eSports acaba de ganhar mais um reforço. O Spotify anunciou nesta segunda-feira, 24, uma parceria com a Riot Games, desenvolvedora de jogos que tem como seu título principal League of Legends, um dos maiores do mundo. O acordo inclui uma série de podcasts centrada no game, mais músicas e playlists inspiradas na comunidade de fãs de LoL.
No ano passado, torneios do game que faz parte da categoria MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) foram realizados em mais de 37 cidades diferentes em cinco continentes. A final do Campeonato Mundial de 2019 atingiu uma audiência média de 21,8 milhões de minutos assistidos durante a decisão, ressalta o Spotify. A empresa chama atenção também para o fato de que o público de League of Legends não apenas joga, como acompanha muito streamings.
A trilha sonora oficial do jogo (para ouvir acesse aqui) tem mais de 5 milhões de ouvintes do Spotify por mês. Mais um motivo que levou a plataforma a fazer um acordo com a Riot Games, em parceria válida por “vários anos” (o tempo não foi especificado). Desse modo, o Spotify tem também exclusividade de áudio para eventos globais de LoL, um modelo de apoio que não existia.
As duas companhias estão trabalhando na criação de diversos podcasts. O primeiro deles é Untold Stories: Top Moments from Worlds, uma série com nove episódios que vai preparar o público para o décimo campeonato mundial do game, que será em Xangai, na China. Ele trará histórias de bastidores, hinos e entrevistas com os jogadores mais famosos.
Hino
Desde 2014, a Riot Games lança um hino do Mundial de LoL para ser apresentado durante a Cerimônia de Abertura do campeonato. O da próxima disputa já está sendo criado. Em anos anteriores, a desenvolvedora contou com bandas como Imagine Dragons e Against The Current. O Spotify avisa que trará o behind-the-scenes dessa produção.
O Mundial deste ano acontecerá entre 25 de setembro e 31 de outubro. Os fãs chegaram a temer que a competição fosse cancelada por causa da pandemia. Mas no início deste mês foi confirmado o campeonato em Xangai. Entre as medidas para conferir mais segurança às disputas está a realização dos embates sem público nas arenas. Porém a decisão, no estádio Pudong – que foi concluído para a Copa Asiática de Futebol deste ano –, terá acesso para os fãs poderem assistir (os organizadores dizem que todos os cuidados para evitar contágio pela covid-19 serão tomados). O estádio tem capacidade de 33 mil pessoas.
Para June Sauvaget, head global de marketing para área de Consumo e Produto do Spotify, a parceria vai criar um universo de áudio sem igual para milhões de fãs do jogo. Por sua vez, Naz Aletaha, chefe de parcerias globais de eSports da Riot Games, destacou que música e áudio são parte intrínseca de LoL. A disposição das duas companhias é explorar o mix entre esportes, tecnologia, entretenimento e música para “criar experiências icônicas e conteúdo que inspiram gerações”, como declarou Aletaha.