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Definidos os 20 finalistas da premiação
Já estão definidos os 20 finalistas do Prêmio Leão Verde 2007 (confira os trabalhos aqui - os nomes não são revelados - entre em exposição virtual).
Disputaram a premiação 410 anúncios e a novaS/B selecionou os melhores.
No dia 11 de maio, a agência receberá os jurados Mario Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Fernão Mesquita, do Grupo O Estado de S.Paulo; Nizan Guanaes, da Africa; Alex Periscinoto, da SPGA, Eduardo Petit, da MaxAmbiental, Ricardo Chester, da JWT, e Valmir Leite, da novaS/B, que definirão a dupla vencedora.
A dupla ganhará viagem para o Festival de Cannes.
O briefing erai: Convença o presidente dos Estados Unidos a assinar o Protocolo de Kyoto e a liderar uma luta contra o aquecimento global.
Comentários
Mel - É uma pena ver entre os finalistas idéias já premiadas e peças muuuito parecidas com as que estão na mídia para uma marca de roupa. melpottker@gmail.com
Leo Sevay - Muita sacada boa, piadas bem contadas, boa direção de arte....mas com exceção do "Hitler" e do "WARM", todos se esqueceram que o objetivo era convencer apenas uma pessoa: Mr. Bush. Esses 2 anúncios foram os mais simples e os únicos que realmente tocaram na ferida do homem. leosevay@hotmail.com
Johnny - Quanta politicagem...
Rui - Realmente é muito triste e o pior é ver o júri apoiando todas essas cópias descaradas. Isto tira a credibilidade do prêmio.
Gabriel Silveira - Salvo uma ou outra exceção, tá um festival de deja vus. Talvez esse juri devesse ter participado desde o início. x_anjinho_x@yahoo.com.br
HAL - Muito estranho, falaram que o concurso ia ser sem identificação dos concorrentes. Mas no site com o short-list as peças são nomeadas (basta olhar o nome do arquivo jpg). Não era pra ser uma disputa justa? Será que tem amiguinhos concorrendo? Será que nada dá pra ser feito direito e honestamente nesse país? Por favor, leiam o regulamento e vejam se não é isso mesmo. Além do mais, as peças são bem fraquinhas, salvo uma ou duas realmente boas.
Sergio - Essa de Bush com cara de Hitler é quase tão velha quanto o papa. Mas também percebi que alguns esqueceram do público-alvo. Dos que não esqueceram incluiria aí o da Ilha de Manhattan de cabeça pra baixo. sergiosilva@hotmail.com
Julio - O critério adotado é realmente FRACO !!!
Bush - O briefing pediu "Faça um anúncio convencendo o presidente dos Estados Unidos a assinar o protocolo de Kyoto e a liderar uma 'guerra mundial' contra o aquecimento global." Mas já assinamos o protocolo em 12/11/1998. Ainda não ratificamos. Mas assinar, assinamos.
Gabriel Silveira - Não só a do Bush com bigodinho de Hitler é idéia velha. Tem algo mais clichê do que dizer que o nível do mar vai subir com o aquecimento global? x_anjinho_x@yahoo.com.br
Sergio - Gabriel, desculpa, mas mudar o efeito do aquecimento global nem se o seu nome começasse com São. sergiosilva@hotmail.com
Vinicius - Mais clichê? Tem. Dizer que a temperatura vai aumentar. Mas aí o efeito... viniciusperez@ajato.com.br
André Chaves - Sinceramente fiquei triste com as escolhas. Não pela criação das imagens, pois estão muito bem feitas, mas pelo fato de que nunca iríamos conseguir convencer BUSH com imagens. Ele é um republicano, de família conservadora que já disse e vem dizendo que somente quer avançar economicamente. Não adianta fazer uma propaganda que só transmita por imagens, mas sim mostrar uma forma de ele assinar e isso não afetar aos EUA (país do anexo I). Mas afinal... que vença o melhor! andrechaves_@hotmail.com
Henrique - Na minha opiniao, acho que fizeram propaganda pra publicitario ver... o bush eh politico, politico gosta de ser envaidecido e nao sacadinhas publicitarias que encontramos em premios e bla bla bla... acho que o bush acharia bem interessante ver o pais dele debaixo dagua...rsrs.... que ideia mais cliche.. e aquela coisa assim - vamos pensar no job.. que tal fazermos os eua embaixo dagua... peloamordedeus...como uma coisa dessas pode estar no shortlist...muito infantil... queria ver o nizan na primeira fase desse concurso perguntando qual dessas pecas faria o bush assinar o protocolo de kyoto.. realmente uma vergonha... muito fraco... parece concurso de faculdade... deixo meu manifesto. magnata2002@hotmail.com
Augusto - Percebo que a critica está contudente demais , será porque nao se classificaram ou pura incapacidade criativa? augustogg@uol.com.br
Julio Domingues - O concurso deveria se chamar o Festival de Primeiras idéias, Bush de bigodinho do Hitler, Manhatan coberta de agua, me poupem.
Gabriel Silveira - Não é mudar o efeito do aquecimento global, Sergio. Mas é fazer de forma criativa, diferente, inovadora... Como Henrique falou, a primeira idéia que surge ao pensar nesse assunto é colocar os Estados Unidos debaixo d'água. E basta visitar alguns sites de propaganda, daqui e de fora, pra ver a quantidade de anúncios que já foram feitos com essa mesma idéia. Eu estava esperando ver uma nova abordagem, algo completamente diferente, criativo, fudido. Não é possível que, entre as mais de 400 peças inscritas, isso foi o melhor que se pôde tirar. Desculpe mas, na minha opinião, faltou critério. x_anjinho_x@yahoo.com.br
Bruno - Plágios e clichês (19019, 10010, 101, 808); trocadilhos e trocadilhos visuais (12012, 606); idéias fora do briefing (18018, 20020); idéias semelhantes (16016x11011, 909x13013) e tosqueiras bizarras (505, 16016). Que belo shortlist! xavierbruno@yahoo.com
Gabriela - Na minha opinião com certeza o primeiro motivo pelo qual foi negada a assinatura do Tratado pelo próprio Bush, foi o pouco caso que ele tem com o meio ambiente, portanto o último apelo que deveria ser usado seria o meio ambiente. Para convencê-lo ele precisa de um motivo político ou economico muito forte. Ele não liga para o aquecimento, nem para a sua bandeira sendo queimada, nem se ele vai parecer vilão para o mundo, ele se importa com o tanto de dinheiro que o país vai ganhar ou peder. Parabéns a idéia do dolar, mas gelinho derretendo, e o mar tomando conta de estátuas, mais parece a capa da Veja. gabrielaguirro@uol.com.br
Sergio - Gabriel, só justificando o meu voto: o aquecimento taí, os efeitos também, mas a forma simples de mostrar isso apenas girando a foto é que é legal! Abs e benção! sergiosilva@hotmail.com
Diego - É triste ver alguns anúncios no shortlist que nem correspondem ao briefing. Ainda mais que o mesmo deixava bem claro que o target era o Bush, única e exclusivamente o Bush, e pouquíssimos anúncios foram escritos em inglês. O BUSH NÃO SABE LER PORTUGUÊS! Será que a comissão julgadora não se deu conta que isso era um critério importante? No mais, algumas idéias merecem parabéns, e espero que alguma dessas poucas ganhe, e não as fracas que lá estão. piovesan_d@hotmail.com
Veloz - Talvez das peças que foram enviadas, só sobraram essas daí. ze.veloz@bighouse.com
Burnout - É impressionante a quantidade de comentarios postados sobre o premio leão verde...Muitos com dor de cotovelo na minha opinião..mas nas noticias sobre o absurdo do juri do anuario so umas poucas notas favoraveis a ideia foram postadas..CENSURA ABSURDA!!!! PS: Alguem acha mesmo que o bush vai ver algum destes anuncios? Os anuncios foram feitos para o Juri..não para o Bush..gente para de falar m.... E quem tá aqui criticando ..por que nao fez algum anuncio bom e mandou pra lá?
Nota da Redação - Caro Burnout, você é aquele tipo de cara sensacional. Se acha no direito de gritar e reclamar sempre de forma anônima. Maravilha. Quanto à CENSURA ABSURDA, me economize. Só não foram exibidos comentários de baixo nível, ofensivos e descabidos, como GOLPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE DE ESTADO, TIRANIA, DIRETORIA FDP e daí para pior. Não venha falar de censura logo aqui. Visite as notas do site e encontrará diversas com críticas e discordâncias, ainda que anônimas, mas desde que educadas e com argumentos. Isso aqui não é blog, é um portal. E me faça o favor de ler a edição da revista Pasta que chega às bancas amanhã para ver o artigo paulada que está lá em relação ao Anuário. Depois volte a falar comigo sobre CENSURA.
Critério - Fórmula pra entrar em shortlist. 1 - faça um anúncio du cacete; 2 - faça outro anúncio que agrade o gosto do juri. (é bom dar uma estudada no juri antes); 3 - faça um anúncio completamente fora do briefing. Um deles vai entrar. É assim nesse, é assim no prêmio Apple. Nesse só não teve essa possibilidade porque era restrito a uma inscrição. Só gostaria de levantar mais uma bola. Meu número de inscrição foi 1400 e pouco. Como eles divulgam que tiveram 410 peças inscritas?
Márcio - É incrível, tem anúncio nesse short list que é muito fraco. Esse do "Hitler" e o das "estátuas" já existem. Tem no máximo 2 idéias bem legais. A do "Tio Sam" e a do "Gelo" que são muito fortes e bem diretas.
Leandro Moreira - A direção de arte das peças está até legal, porém os conceitos estão fracos. Curti apenas 2 peças ( a das bandeiras queimadas e a WARM ), a do hitler também está muito boa, porém já está inclusive na archive, e com o mesmo conceito. parabéns amigão, pelo menos um prêmio vc já ganhou, né!!!
Rafael - Isso que dá colocar clientes no juri.
Donato - Atenção, atenção, jurados NOVA/SB! Fazer da tipologia um bigodinho de Hittler já rolou na Archive. Por favor...
Renata - Com RARISSIMAS exceções algumas redações se salvam.
Coco - "O BUSH NÃO SABE LER PORTUGUÊS!" - Você tá zuando, né? Fala a verdade! Esse comentário foi só pra avacalhar, não foi?
tevo schiffer duraes - O briefing é estranho (convencer o Bush a assinar o Protocolo em um anúncio). O short-list não ficou atrás. Jurados me poupem! abraço, Tevo
carmen - chega de reclamar, gente. A iniciativa da nova/sb foi louvavel e todo mundo participou. só pq esses caras aí acima nao se deram bem, ficam esculhambando uma coisa tão legal. aí a nova/sb se enche e ñunca mais lança um concurso legal como esse. camenzitarubes@agbtg.com.mx
joseph - Ué, não era pra convencer o Bush??
Pedro - Digamos que dá pra repetir o tema ano que vem já que ainda tem muito a ser pensado.
Johnny - Era de se esperar: no fim quem vai pra Cannes são os mesmos de sempre. Ilusão de nós, trouxas, que pensamos que a política não ia pesar.
EdinhO - Fico cada vez mais preocupado com a falta de tutano e criatividade dos profissionais brasileiros, dos leitores de Archive entre outras publicações. É realmente lamentável a qualidade do shorlist e isso está me cheirando a politicagem. O leão verde a esta hora deve estar preto de vergonha. Tenho pena dos jurados que terão que julgar isso!
FK - Caros mestres da propaganda. Vcs estão reclamando pq estão fora do short? Ou estão simplesmente reclamando e nem participaram? Pq pelo nível dos comentários só têm gênio aqui, mestres, cabeças brilhantes... e que apenas servem para reclamar, infelizmente. Cade a capacidade de criação? Mais criação, menos reclamação. No próximo ano, participem, subam com o nível do concurso e chorem menos.
Luiz Felipe - Achei as peças escolhidas ótimas. As reclamações são apenas dor de cotovelo de quem não foi selecionado. Aceitem a derrota amigos, isso faz parte do crescimento mental.
Claudinho - ôpa, estou vendo que a a briga aqui tá feia. concordo com a maioria que o nível das peças ficou bem abaixo do esperado, pelo número de inscrições. Enfim, vi uma peça que achei talvez a única interessate, indicada por um amigo, pois a peça está escondida na terceira fileira no canto direito, parece um quadro em branco no site. Abraço, Claudinho
Renato Ribeiro - Tenho uma idéia séria: Façam um blog com o título "Peças dos perdedores que deveriam estar no short list." Aí, cada um que criticou acima, se identifica colocando seu nome para o pessoal dar opinião se deveria ter entrado no shortlist ou não. Que tal?
Manuela - Realmente têm muitas peças fracas, como a das estátuas e a do tio sam. Mas ainda têm algumas boas, como a do Manhattam. Gostei de existirem as duas opções para o Bush assinar.
christiane - Nossa que falta de criatividade, essa das estátuas é realmente muuuuuuuuito parecida com o anúncio da diesel.
Alaor - Certamente, o melhor é o da ilha de manhattan de cabeça para baixo