arrow_backVoltar

Lei de Notícias Online

Google vai pagar empresas jornalísticas no Canadá

04.12.23

O gigante de buscas Google se comprometeu, no Canadá a pagar ao todo 100 milhões de dólares canadenses por ano para veículos jornalísticos do Canadá e o Google, em acordo firmado para manter notícias nos resultados de pesquisas do país. A expectativa é que o país consiga também chegar a um termo com a Meta, que suspendeu postagem de links de notícias no Facebook e Instagram em território canadense.

Sobre o acordo com o Google, a agência France Presse informou, citando fontes, que o governo de Justin Trudeau pretendia que valor fosse de 172 milhões de dólares canadenses. O acordo prevê que o Google negocie com um único grupo que representa todos os meios.

O movimento ocorre depois que a lei de notícias online do Canadá foi aprovada, no último mês de junho pelo parlamento canadense. A lei determina que grandes empresas de internet devem compartilhar sua receita de publicidade com veículos de notícias canadenses. O governo finaliza as regras para divulgá-las até o prazo final de 19 de dezembro.

Em comunicado, a ministra do Patrimônio, Pascale St-Onge, declarou: "após semanas de discussões produtivas, tenho o prazer de anunciar que encontramos um caminho a seguir com o Google para a implementação da lei de notícias online".

O Google havia afirmado que bloquearia as notícias em sua plataforma quando a lei canadense entrasse em vigor, no próximo dia 19.

Em 2021, a Austrália também implementou uma lei nesse sentido e, em 2019, a União Europeia havia aprovado a Diretiva de Direito Autoral, referência para que os países europeus criem leis locais para regulamentar a remuneração de produtores de conteúdo. 

Lei de Notícias Online

/