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Lei do SAC

Ranking dos 'destaques negativos'

04.12.09

O governo divulgará nesta sexta-feira (04) ranking sobre as queixas dos consumidores em relação ao atendimento nos call centers, regulamentado exatamente há um ano, com a Lei dos SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).


Os destaques negativos são as empresas de telefonia celular e fixa (mais de 50% de todas as queixas vêm desse setor), o desempenho ruim do Itaú Unibanco (no setor financeiro) e da Gol, no transporte aéreo (a empresa soma 83% das reclamações do setor).


Abaixo, a lista preparada pelo Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor:


RANKING GERAL POR SETOR


Telefonia Celular 29,60% das queixas
Telefonia Fixa 24,21%
Cartão de crédito 20,04%
Bancos 9,28%
TV por assinatura 4,79%


CELULAR


Oi 33,00%
Claro 30,57%
TIM 20,26%
Vivo 15,87%


TELEFONIA FIXA


Oi 68,98%
GVT 10,87%
Embratel/Net 9,98%
Telefonica 6,89%


CARTÃO DE CRÉDITO


Itaú Unibanco 29,34%
Citibank 20,34%
IBI 11,03%
Banco do Brasil 4,81%


BANCO


Banco do Brasil 24,55%
Itaú Unibanco 13,10%
CEF 12,11%
Bradesco 10,87%


TV POR ASSINATURA


NET 68,50%
Sky 22,20%


FINANCEIRA


Itaú Unibanco 17,91%
BMG 11,40%
HSBC 10,47%
Bradesco 10,28%


SEGURADORA


Itaú Unibanco 17,09%
Bradesco 7,79%
SulAmérica 6,33%


ENERGIA ELÉTRICA


Celpe 14,63%
Cemig 13,19%

PLANO DE SAÚDE


Unimed 22,46%
Medial 6,92%
Golden Cross 6,42%


COMPANHIAS AÉREAS


Gol 83,03%
TAM 11,52%
WebJet 1,82%

Leia sobre as empresas que mais receberam multas do Procon por desrespeitarem o SAC, aqui.


As informações são de Lauro Jardim, da Veja.Com.

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