Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Programa do Itaú completa 10 anos com lives
O ano de 2020 marca uma década do projeto "Leia Para Uma Criança", do Itaú Unibanco e da Fundação Itaú Social, que tem o objetivo de incentivar e ressaltar a importância da leitura, mediada por adultos, para o desenvolvimento integral dos pequenos.
Para comemorar os 10 anos do projeto em tempos tão desafiadores em meio à pandemia de coronavírus, o Itaú apresenta o "Live para uma Criança". Nos sábados do mês de outubro, a partir do dia 10, serão promovidos encontros em torno da leitura e em cada um será contada a história de um livro infantil diferente.
Cada obra selecionada aborda um assunto considerado pelos curadores "importante para esse momento": saúde, meio ambiente, empatia e educação. Cada título será lido por um convidado especial. Até o momento, já estão confirmados o médico Drauzio Varella, a cantora Gaby Amarantos e o cantor e compositor Gilberto Gil.
Além da leitura, os eventos contarão com conversas ao vivo, participação de especialistas em educação, do público e atrações musicais.
"Em 2020, para os 10 anos do projeto, a campanha deixa de ter um grande filme para TV e passa quase que exclusivamente para as mídias digitais e suas possibilidades de interação, potencializadas neste momento de quarentena. A 'Live para Uma Criança' é o grande chassi de comunicação do projeto esse ano", aponta Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.
O esforço criado pela DPZ&T apresenta a assinatura "Quando você lê para uma criança, ela pode entender melhor o mundo e mudar o mundo para melhor" e promete trazer exemplos práticos do conceito, em filmes para a mídia digital e em conteúdos para as rede sociais.
Este ano, serão distribuídos gratuitamente, a partir desta quinta-feira (1º), os livros físicos "A visita", da autora e ilustradora Antje Damm, e "Com que roupa irei para a festa do rei?", do autor Tino Freitas e da ilustradora Ionit Zilberman. Os pedidos podem ser feitos por aqui. As obras contam com versões acessíveis em braile e com fonte expandida.
A coleção ganha ainda dois títulos digitais, inspirados em textos de alunos vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: "Da janela de Minas", de Nicole Rodrigues Florentino, e "O apanhador da acalantos", de Beatriz Pereira Rodrigues.
O programa já distribuiu 57 milhões de livros físicos no Brasil e, ao longo do tempo, a tecnologia e o meio digital passaram a fazer parte da jornada de distribuição, de modo que a iniciativa foi ampliada com uma plataforma de obras digitais (com mais de 10 milhões de acessos aos 15 títulos na internet) e, desde o ano passado, passou a distribuir também pelo WhatsApp (7,8 milhões de obras pelo aplicativo).
"O programa 'Leia para uma Criança' nos permitiu, nesses 10 anos, levar literatura infantil de qualidade para lares, escolas e bibliotecas de todo o país. Mostramos o quanto é importante a leitura de um adulto para uma criança, estimulando a participação da família na educação de seus filhos desde os primeiros anos", pontua Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.