arrow_backVoltar

Leitura facial

Tesco vai identificar consumidor antes de exibir anúncios no PDV

12.11.13


A rede britânica de supermercados Tesco anunciou que pretende instalar telas de cristal líquido para mostrar anúncios em suas filiais que têm postos de gasolina.



As telas, a serem dispostas acima dos caixas, serão capazes de identificar, por meio de um scanner, o rosto do cliente, para, em seguida, apresentar as peças publicitárias selecionadas segundo o perfil do consumidor.



Comercializada pela empresa inglesa Armscreen, a tecnologia de leitura facial foi desenvolvida pela francesa Quividi.



“É um software que funciona a partir do vídeo capturado pela câmera instalada na tela. Ela pode detectar se é um rosto, mas nunca grava a imagem, traços e informações morfológicas. E sabe dizer se à sua frente está um homem ou mulher, por quanto tempo olham a tela e permanecem em frente ao aparelho”, disse ao The Guardian Ke Quang, presidente da Quividi.



Em teste com 856 pessoas (621 homens e 235 mulheres), o programa teria sido capaz de identificar os homens com precisão de 95% e as mulheres, de 87%. O problema, no caso do universo feminino, se deu por muitas delas usarem bonés. Excluídas essas, a margem de acerto foi de 92%. Entre os critérios do software estão o tamanho da testa e a proporção entre a largura e a altura do rosto. Munido dessas informações, o sistema faz um cálculo e estima a idade de quem está em frente da tela e mostra o comercial específico. 



Leia matéria da Carta Capital na íntegra aqui.


Leitura facial

/