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Comercial criado pela Mother para marca da Coca-Cola é banido
A Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regulamenta a publicidade no Reino Unido, baniu um comercial da Innocent Drinks, da Coca-Cola, devido à "injustificada apropriação de virtudes ambientalistas", conhecida como "greenwashing".
Criado pela Mother de Londres, "Little drinks, big dreams" (leia e assista aqui) traz personagens animados cantando uma música ironicamente alegre sobre “estragar o planeta”. Quando uma lontra os questiona sobre por que eles estão cantando sobre a destruição iminente, eles mudam de rumo para "consertar" o meio ambiente.
Os personagens passam de nadar em um rio escuro cheio de lixo para dançar em um mundo mais verde e saudável cercado pela natureza. No final, a assinatura completa: "Innocent, little drinks with big dreams for a healthier planet."
Desde o lançamento do comercial, em maio do ano passado, a peça recebeu 26 reclamações sobre sua mensagem ambiental, uma delas de um representante da Plastics Rebellion. As queixas questionavam se o filme exagerava o benefício ambiental total dos produtos.
A Innocent respondeu dizendo que o comercial era apenas um apelo à ação que convidava as pessoas a trabalhar por um planeta mais saudável e que não havia nenhuma sugestão, por meio de declarações ou imagens, de que a compra de um produto da marca levaria a um impacto ambiental positivo.
A empresa também argumentou que foi certificada pelo B Lab, demonstrando alto compromisso com o meio ambiente, incluindo a meta de ser neutra em carbono até 2030, reciclar 70% de suas garrafas até 2023 e abrir uma fábrica neutra em carbono.
O anunciante acrescentou que o filme termina com um texto dizendo: "Saiba mais – inocentedrinks.co.uk", o que levaria as pessoas a informações sobre os projetos de sustentabilidade nos quais a marca está envolvida.
Apesar de reconhecer a intenção da Innocent de criar uma mensagem aspiracional, bem como as ações que a empresa estava tomando para reduzir seu impacto ambiental, a ASA sentenciou: “O comercial apresentou primeiro uma representação de um planeta danificado e comida marrom. Em seguida, mudou para imagens do planeta sendo 'consertado' enquanto bebidas Innocent são consumidas ao lado de imagens de produtos da marca, retratando pessoas e animais relaxando em um ambiente verde. Consideramos que isso implica haver uma associação direta entre escolher as bebidas Innocent e tomar medidas positivas para ajudar o meio ambiente.”
De acordo com os códigos de regulamentação publicitária no Reino Unido, quaisquer alegações ambientais devem "basear-se no ciclo de vida completo do produto anunciado, salvo indicação em contrário na peça publicitária".
A ASA concluiu que os produtos da Innocent "não tiveram um impacto ambiental líquido positivo ao longo de seus ciclos de vida completos. Isso se deve em parte às garrafas da Innocent, incluindo plástico não reciclado, e a extração e o processamento de matérias-primas para criar as garrafas teriam um impacto negativo no meio ambiente".
Com base nessas explicações, o órgão concluiu que se tratava de "publicidade enganosa" e determinou que a o filme não deve ser veiculado novamente em sua forma atual.