arrow_backVoltar

Loja de Inconveniência

Vibra em ativação que combate violência sexual

24.03.25

Com o objetivo de ajudar a combater a violência sexual de crianças e adolescentes, a Vibra usou uma "Loja de Inconveniência", com embalagens destacando dados oficiais sobre o tema, para contribuir para a conscientização social.

Na instalação, criada pela Pros, prateleiras, gôndolas, geladeiras, mostruários e funcionários da loja procuravam traduzir o impacto da violência sexual na vida de crianças e adolescentes.

A ação contou com a expertise de Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, dupla especializada em space branding, que integra arquitetura, design e tecnologia.

O percurso foi construído a partir de uma narrativa iniciada com o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, até a convocação à denúncia e depoimento sobre a experiência. Todos os produtos traziam o número para denúncia e os canais complementares (Disque 100).

Outra ativação dentro da loja é o quadro de “Funcionário do Mês”, em que serão expostos grandes ativistas pela causa do fim à violência sexual de crianças e adolescentes nos últimos anos. No final dos quadros, há um espelho, como se o próximo grande agente de proteção fossem os visitantes.

Na seção de mercearia, por exemplo, havia embalagens de pano de chão, com o texto: “Não passe pano para parentes, 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por eles (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública Boletim Epidemiológico – Ministério da Saúde, 2023)”. A experiência também trouxe toques sensoriais, sons, alterações de clima, entre outras interações.

A loja também trazia quadros de “Funcionário do Mês”, destacando ativistas pela causa do fim à violência sexual de crianças e adolescentes. No final, um espelho mostrava que o próximo agente de proteção seria o próprio visitante.

Na saída, era oferecida uma lembrança da loja e uma “nota fiscal com informações sobre a gravidade do problema.

"Em ações ligadas a temas sensíveis como este, a literalidade é essencial para entregar a mensagem de forma clara para diferentes públicos. Nesse sentido, a Loja de Inconveniência é um tapa na cara, muito do bem dado, que traz luz ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes de uma forma bastante visual, com compreensão instantânea e convite imediato à ação, no caso, denúncias", avalia Adriano Abdalla, chief creative officer da Pros.

A instalação esteve na área externa do shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, até este domingo (23).

Ficha Técnica:

Agência: PROS

Campanha: Loja de Inconveniência

Anunciante: Vibra

Co-CEOs: Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky

CCO: Adriano Abdalla

Direção de Criação: Pedro Capellão

Redação: Bruno Tessari, Yuri Sampaio

Head de Arte: Julian Akinaga

Direção de arte: Tiago Aguirre, Vitória Bernardes, Leonardo Calvão

Assistente de direção de arte: Alexandre Fukugava, Victoria Tofoli

Tráfego: Bruna Garcia

Reputação: Meiri Duarte, Cristiane Garcia, Fernanda Gil

Atendimento e Projetos: Juliana Whately, Bruna Oliveira

Produção Executiva / Coord. de Produção: Mariana Campanha, Alyne Gomes Souza

Aprovação cliente: Luiz Phillipe Blower; Flavia Mendes Diniz; Cristiane Vilas Boas Costa

Produtora de Som: Cordel Áudio

Produtor Musical: André Caccia Bava

Cenografia: Live Cenografia

Direção criativa: Diego Ognibeni e Wado Gonçalves

Equipamentos: Apple produções

Clube de Criação 50 Anos

Loja de Inconveniência

/