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Pobreza menstrual é tema de campanha criada pela 72andSunny
Para pressionar os legisladores dos EUA a apoiar a Menstrual Equity For All Acts, lei que garante financiamento federal para colocar produtos menstruais em pé de igualdade com alimentos e outras necessidades básicas, a 72andSunny de Nova York criou um produto fake.
Trata-se do cereal Loopholes, que ironicamente traz absorventes e tampões no interior de sua embalagem, como "brindes".
Para levantar a questão, a agência criou um filme (assista abaixo), embalado por trilha sonora que traz a letra: “The government helps people buy food with SNAP, but no one’s helping us buy tampons—they don’t give a crap”.
Estão por trás da campanha entidades como Period, Free the Period, Ignite, No More Secrets e The Flow Initiative, que identificaram a pobreza menstrual como uma questão nacional nos EUA. A essas ONGs juntam-se a marca sustentável de cuidados com a menstruação August e o cereal à base de plantas OffLimits.
"O acesso a produtos de menstruação é uma questão de direitos humanos, especialmente porque esses produtos são usados mensalmente por mais da metade da população dos EUA", argumenta Michela Bedard, diretora executiva da Period. "Precisamos de mudanças nas políticas nacionais para abordar a pobreza menstrual sistêmica, incluindo a capacidade de usar benefícios públicos para comprar produtos".
"Estamos em 2022 e, no entanto, a maioria dos estados dos EUA ainda tem um 'imposto sobre absorventes', um imposto sobre vendas injusto sobre cuidados menstruais, considerando tampões e absorventes como bens 'não essenciais'", lamenta Nadya Okamoto, cofundadora da August.