arrow_backVoltar

Luis Augusto

Sadia dá nome a presunto e consumidores reclamam

22.07.16

Comercial criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para Sadia (assista abaixo), gerou críticas na internet, já que algumas pessoas se sentiram ofendidas porque um dos presuntos do comercial é chamado de Luis Augusto.

O filme mostra uma mulher pedindo 300 gramas de presunto. O vendedor pergunta: "A senhora vai querer o Sadia, que está sempre fresquinho, ou vai levar o Luis Augusto?" - e apresenta um presunto com uma aparência não tão boa.

A moça estranha: "Luis Augusto?". "É, ele tá aqui há um tempão, não tem saída... A gente cria uma intimidade, vai se apegando, virou Luis Augusto. Né, Luis Augusto?", explica o homem. A compradora não tem dúvidas: "Eu vou ficar com o Sadia, mesmo!". Em seguida, comenta que o presunto concorrente "está muito feio".

O locutor completa: "Não leve Luis Augusto por Sadia. Presunto é Sadia."

Comentários nas redes sociais, principalmente de pessoas que afirmam se chamar Luis Augusto, lamentam a relação do nome com um presunto de baixa qualidade e o teor negativo da comparação. Alguns defendem que há até crianças na escola sofrendo bullying por causa do comercial.

Por outro lado, consumidores - mesmo alguns que declaram se chamar Luis Augusto - enxergam o filme como uma peça "bem humorada" e não viram nenhum problema com o uso do nome.

Procurada pelo Clubeonline, a Sadia se posicionou oficialmente sobre o tema: "a Sadia esclarece que, como obra de ficção, as semelhanças e a escolha do nome Luís Augusto para a campanha são mera coincidência, a exemplo do que observamos na teledramaturgia. O filme segue o mesmo tom irreverente e característico das campanhas publicitárias da marca, como a que traz o clássico bordão 'Nem a pau, Juvenal' ou quando o fatiador de frios oferece um tijolo ao consumidor, que pediu para 'dar uma olhadinha' no presunto que não era da marca Sadia. Líder na categoria de presunto no Brasil, o principal objetivo da ação é ressaltar a alta qualidade do produto da marca, que tem expertise no segmento e excelência no processo de produção."

Luis Augusto

/