Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Galileu quer enviar terraplanistas ao espaço
Uma campanha da revista Galileu para valorizar a ciência ganhou um toque inusitado. A publicação criou uma petição online para enviar os defensores da “teoria” da Terra plana ao espaço e, assim, levá-los a conferir como o planeta é redondo. No site Change, os editores apelaram ao público para convencer três dos maiores empreendedores do ramo espacial hoje, Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, a ajudar nesse projeto: “Bilionários, façam um favor à humanidade: lancem um terraplanista ao espaço”.
Eles têm empresas que vão oferecer serviços de turismo espacial nos próximos anos (Space X, Blue Origin e Virgin Galactic), uma experiência capaz de mudar a vida e fortalecer o caráter, escrevem os autores da petição, em tom irônico. No documento online, os editores explicam a razão para sensibilizar os empreendedores: “Se você assinar a nossa petição, nós vamos garantir que esses visionários proporcionem essa experiência única para notórios terraplanistas, para que eles possam ver com os próprios olhos que estão errados — e contem isso aos seus seguidores.”
A Galileu lembra que, “depois de quatro séculos de ciência moderna e 60 anos da Era Espacial, o mundo viu ganhar força em pleno ano de 2017 o inacreditável movimentos de pessoas que creem que a Terra é plana”. A petição online faz parte da campanha #lutepelaciência, lançada na edição de dezembro pela revista. A reportagem de capa é uma defesa do conhecimento.
“Há dois anos, senão menos, daríamos risada ao pensar em uma reportagem que explicasse que a Terra não é plana, tamanho o absurdo desse questionamento. Hoje temos certeza da necessidade dessa matéria — não só para falarmos de Terra redonda, mas também da importância das vacinas, da ameaça real do aquecimento global e do risco de desmanche da nossa produção científica diante de cortes tão severos no orçamento”, declara Giuliana de Toledo, editora-chefe da Galileu, em comunicado à imprensa. No site e nas redes sociais da revista, os textos que abordam o tema estarão acompanhados da hashtag #lutepelaciência.