Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Filme da CAIXA gera polêmica
O comercial O Bruxo do Cosme Velho, criado pela BorghiErh/Lowe para a campanha de 150 anos da CAIXA (leia e assista aqui), está gerando polêmica por ter utilizado um ator branco para representar o escritor Machado de Assis, que era mulato.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Governo Federal, disse à Folha que "é lamentável que tenha havido esse deslize numa campanha que vem sendo desenvolvida numa linha educativa e instrutiva, que inclusive já retratou fatos históricos desconhecidos da população."
Por meio de sua assessoria, a CAIXA afirmou que "o banco sempre se notabilizou pela sua atuação pautada nos princípios da responsabilidade social e pelo respeito à diversidade. Portanto, a Caixa sempre busca retratar em suas peças publicitárias toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país."
O banco não respondeu se pretende fazer alguma alteração no comercial.
Comentários
MAarco Aurelio - É preciso saber qual a participaçao da agencia nesse fiasco, pois, as vezes a criaçao tem "uma sacada" tao genial que acaba nisso .
Francisco Agostinho - Na minha opinião não há muita diferença entre o ator branco, caracterizado, e a imagem do artista normalmente divulgada pela mídia em geral, incluindo o site do Senado Federal - aqui. E por que o ator não pode ser branco? Qual é o problema contra os brancos? O Homem-Aranha era branco e agora passou a ser de cor... Alguém reclamou? Esqueçam as diferenças cromáticas dos seres humanos e passem a dar valor ao conteúdo das pessoas. É isso que interessa. Boas.
Alessandro Garcia - O problema é um só, Francisco: Machado de Assis não era branco. Um comercial que pretende usar elementos históricos deveria estar atento a este detalhe. Se o contrário fosse feito - um ator negro interpretar uma personalidade histórica branca - seria, no mínimo, nonsense. Por que agora, acontecendo o contrário, deve ser considerado apenas uma questão de "conteúdo"?
Jana - Mas ainda bem que Machado de Assis não era um personagem HQ, porque assim ele poderia ser até azul. Ele foi alguém que nasceu e morreu como mulato, e deve ser representado como tal.