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Público, audiência, redes sociais e marcas no show
A praia de Cobacabana virou um "mar de fãs" de Madonna na noite deste sábado (25). Cerca de 1,6 milhão de pessoas foi assistir o encerramento da The Celebration Tour, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, superando o público inicialmente previsto de 1,5 milhão de pessoas.
Em quase duas horas de show, Madonna interpretou músicas de maior sucesso de seus 40 anos de carreira, em um espetáculo que contou com a participação das brasileiras Anitta e Pablo Vittar.
Durante vários momentos do evento, a bandeira do Brasil foi destaque - a diva pop dançou com a flâmula e usou roupas nas cores verde e amarela, o que gerou muitos comentários nas redes sociais sobre o símbolo nacional ter sido "devolvido" ao país e voltar a representar "todos os brasileiros" - já que, por alguns anos, ele foi usado por grupos ligados à extrema-direita.
O show foi exibido pela Globo, Globoplay e Multishow. Na TV aberta, o evento registrou 22,5 pontos no Rio de Janeiro, de acordo com dados prévios do Ibope. Segundo Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, trata-se da "maior audiência da emissora nesta faixa (entre a novela das 21h e o "Altas horas") dos últimos seis anos (desde abril de 2018)", leia aqui. No Painel Nacional de Televisão (PNT), a audiência foi de 14,3 pontos, a maior aos sábados desde março do ano passado.
Em São Paulo, também de acordo com dados prévios de audiência, obtidos pelo F5, o evento marcou 16 pontos, com picos de 22, das 21h35 às 1h13.
Madonna fez a Globo transmitir o espetáculo com atraso. Na TV, a exibição, comandada por Marcos Mion e Keyna Sade, teve início com 12 minutos de diferença em relação ao que acontecia ao vivo: a artista subiu ao palco às 22h36 e, na Globo, ela começou a cantar por volta das 22h48. De acordo com matéria publicada pelo F5 (leia aqui), a equipe de Madonna exigiu o delay, caso ocorresse "algum problema na apresentação ou emergência", para que o momento pudesse não ser mostrado no sinal oficial do show. O texto destaca que esse tipo de pedido têm se tornado "muito comum entre grandes artistas".
A transmissão teve direção geral de Pedro Secchin, produção executiva de Valesca Campos, produção de Maria Garcia e direção de gênero de Raoni Carneiro. A geração de imagens foi responsabilidade da Globo em parceria com o diretor Jonas Akerlund, colaborador de Madonna.
Marcas
O Itaú foi o patrocinador máster do evento, apresentando o espetáculo. O banco foi responsável pela vinda da turnê para o Brasil, marcando a comemoração dos 100 anos da instituição financeira.
Heineken entrou como patrocinadora. Em determinado momento do show, Madonna apareceu segurando uma garrafa da cerveja (veja imagem acima) e fez um brinde.
Nas redes sociais, a marca chegou aos trending topics do X (antigo Twitter). Muitos questionaram por que, inicialmente, o rótulo da bebida ficou nas mãos da cantora virado para trás - mas em seguida a marca apareceu. Outros internautas se assustaram ao vê-la jogar não só o líquido, mas também a própria garrafa verde de Heineken, no que parecia ser a plateia - mas, na realidade, a diva descartou o objeto em um vão livre, segundo relata O Globo. As imagens viraram memes.
A agência LePub Brasil e o time de patrocínios da Heineken levaram a ideia para equipe de Madonna para que a artista fizesse apenas um brinde no palco com uma garrafa da marca para celebrar o momento, de acordo com a matéria do jornal O Globo, mas o que rolou foi mais do que isso: a garrafa ficou quase 10 minutos no palco - na mão de uma dançarina, inicialmente, e depois com a diva pop, que brindou, bebeu um gole, depois jogou cerveja no público.
“Temos como objetivo surpreender nossa audiência com novas experiências, a partir de ações inovadoras como essa. Como marca, é uma felicidade enorme termos a rainha do pop abraçando nosso produto no show mais importante de toda a sua carreira”, declara Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
Governo do Rio de Janeiro, prefeitura local, Deezer, Eventim, Absolut e Stanley foram apoiadores da turnê no Brasil. De acordo com divulgado por diversos veículos, o valor do patrocínio do setor privado foi de cerca de R$ 40 milhões, a maior parte vinda do Itaú.
Quando Madonna protagonizou o filme da campanha “Feito de futuro”, criado pela Africa Creative para o Itaú (leia e veja aqui), em fevereiro, pelos 100 anos da marca, o público brasileiro já fazia um zunzunzum nas redes sociais, na expectativa de uma possível vinda da artista ao Brasil. No entanto, o evento só foi confirmado no fim de março (aqui). No Instagram, um post do banco dizia: “Itaú atende ao pedido dos fãs brasileiros e traz Madonna para o Brasil", acompanhado de um vídeo com a artista dizendo que estava vindo ao país.
Lançada em dezembro do ano passado, a campanha "Feito de futuro" teve início com um filme com a própria Madonna, juntamente com Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazario, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta (leia e veja aqui).
Leia anterior sobre o assunto, aqui.