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Mãe Natureza

Nike: biodiversidade em novo uniforme da seleção brasileira

03.04.23

Celebrando a floresta tropical Amazônica, a Nike e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentam nesta segunda-feira (3) os novos uniformes da Seleção Brasileira, inspirados na"Mãe Natureza".

Trata-se do "maior investimento feito pela marca em inovações específicas para o esporte feminino", segundo a Nike.

Os uniformes foram desenvolvidos a partir de material desenhado por computador, baseado em dados, para garantir que as atletas "se sintam confortáveis e tenham facilidade de movimentação em campo".

A coleção do Brasil traz as cores verde, azul e amarelo e apresenta uma estampa que pretende preservar a individualidade das jogadoras, dentro e fora do campo.

A proposta é celebrar a biodiversidade do Brasil e da Amazônia, trazendo a estampa de folhagem tropical, com inspiração nas folhas do Buriti, do Jaci e da Jarina. Na parte interna das duas camisas, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à "Mãe Natureza”, em uma referência à Floresta Amazônica e seu bioma. Os meiões trazem a inscrição “Brasil” na parte de trás.

Será a primeira vez da Nike em que em todos os uniformes das Seleções Femininas terão escudos das confederações, Swooshes (logo da Nike) e acabamentos 100% feitos de Nike Grind, estendendo-se para os uniformes masculinos. O processo reúne materiais reciclados, a partir de sobras de produção que não chegam ao consumidor, de tênis usados pós-consumo arrecadados pelo programa “Reuse-a-Shoe” e de calçados que não podem ser vendidos.

Os uniformes são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas. De acordo com a empresa, o uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30%, em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d'água.

A equipe da Nike Football também usou protótipos digitais para reduzir a geração de resíduos. O número de amostras criadas para fins de prototipagem foi reduzido em cerca de 85%, em comparação com os processos de 2018.

O Brasil estreia a camisa no próximo dia 6, em jogo contra a Seleção da Inglaterra, em Wembley.

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