arrow_backVoltar

‘Maior anunciante da história’

Amazon investe US$ 16,9 bi em publicidade, em 2021

07.02.22

A Amazon provavelmente será “o maior anunciante da história” depois que o relatório anual da empresa mostrou que a companhia aumentou os investimentos com publicidade para US$ 16,9 bilhões em 2021, segundo a Campaign.

A gigante do comércio eletrônico informou que os "custos de publicidade e outros custos promocionais para comercializar produtos e serviços" tiveram um incremento de US$ 6 bilhões em relação ao ano anterior, ou 55%.

Devido a pandemia, o anunciante cortou seu aporte em publicidade em US$ 100 milhões, para US$ 10,9 bilhões em 2020 – sua primeira redução em 17 anos.

As vendas líquidas da Amazon aumentaram consistentemente durante a pandemia, de US$ 280,5 bilhões em 2019 para US$ 386 bilhões em 2020 e US$ 470 bilhões em 2021.

O investimento em publicidade da empresa é bem maior do que o de gigantes de bens de consumo, como Procter & Gamble e Unilever, que costumavam ser os maiores anunciantes do mundo, e outros rivais de tecnologia, como Alphabet, dona do Google. Essas três companhias investem cerca de US$ 8 bilhões em publicidade – metade dos aportes da Amazon.

"A Amazon é provavelmente o maior anunciante da história com base nos dados do 10-K [relatório anual]", avalia Brian Wieser, presidente global de inteligência de negócios do Grupo M.

No entanto, o executivo alertou que é difícil fazer uma comparação exata entre as empresas porque a maioria delas faz “divulgações limitadas” e geralmente usa “uma definição ampla de publicidade”, que pode ir além dos custos de mídia paga.

A Amazon trabalha com muitas agências criativas, incluindo Droga5, Joint e Lucky Generals. A Initiative atende a área de mídia globalmente, por meio de uma agência sob medida, a Rufus. A Amazon também conta com uma operação interna de comunicação.

Leia a matéria da Campaign na íntegra, aqui.

‘Maior anunciante da história’

/