Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Rodrigo Santoro, Cuba entra na disputa de Filme Internacional
Com “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, o Brasil está disputando uma vaga entre os cinco indicados na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2020 (leia aqui). Mas, de maneira indireta, o país entra com mais um nome na luta por um lugar na lista. Pela primeira vez, Cuba inscreveu para o prêmio um longa protagonizado por estrangeiro, o ator brasileiro Rodrigo Santoro.
O filme cubano indicado para a disputa é “O Tradutor”, lançado pela Galeria Distribuidora. O longa conta a história de Malin (Santoro), um professor universitário de literatura russa que vê sua vida transformada ao ser designado intérprete na ala infantil de um hospital em Havana. O que provoca essa reviravolta é que o tradutor deve ajudar na comunicação entre os profissionais de saúde e crianças vítimas do acidente de Chernobil, que saíram da então União Soviética para tratamento em Cuba.
A história se baseia em fatos reais. O filme conta a vida de Manuel Barriuso Andino, pai dos diretores, os cubano-canadenses Rodrigo e Sebastián Barriuso. “O Tradutor” foi exibido na última edição do Festival de Sundance e estreou nos cinemas brasileiros em abril.
Para o filme, Santoro não só precisou falar espanhol com sotaque cubano, como também teve de aprender russo para fazer o papel. O ator publicou em seu perfil no Instagram que fazer o longa foi um dos grandes desafios de sua jornada. Veja o trailer de "O Tradutor" abaixo.
O anúncio dos indicados na categoria será feito no dia 13 de janeiro. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de fevereiro.