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Google é multado por prejudicar publicidade de concorrentes
A União Europeia mais uma vez multou o Googlepor práticas desleais de concorrência. E desta vez o foco foi a publicidade. O comunicado da comissão de concorrências, que fixou a multa em € 1,49 bilhão, apontou que a empresa impôs cláusulas de exclusividade do AdSense para sites e, desse modo, impediu que outros competidores, como Microsoft e Yahoo, colocassem anúncios de busca nesses endereços.
De acordo com a comissão, a imposição do AdSense se deu a partir de 2006, passou por uma mudança em 2009 - o Google exigia que seus banners tivessem posição privilegiada, embora permitisse a exibição de outros anúncios - e em 2016 as cláusulas restritivas foram removidas. Com isso, segundo as autoridades europeias, a companhia obteve 70% do mercado no período entre 2006 e 2016 ao se valer dessas práticas.
Essa é a terceira multa aplicada ao Google na Europa. A empresa foi multada em € 2,4 bilhões por práticas que favoreciam seu comparador de preços Google Shopping, em 2017, e em € 4,32 bilhões no ano passado pelo Android (leia mais aqui).