arrow_backVoltar

Mamilos Livres

Criativas em projeto de prevenção do câncer de mama

03.10.17

Foi em um Outubro Rosa que duas publicitárias começaram a pensar em uma nova ação para chamar atenção para o câncer de mama. Raphaela Filippetto, assistente de arte na AlmapBBDO, criou com a redatora Fernanda Rios um projeto pessoal que toca num tabu nem sempre reconhecido dessa forma: o corpo feminino. Mais do que isso. O foco do trabalho é o mamilo.

Como a dupla ressalta, mamilos são polêmicos, mas mais polêmico do que isso é “censurar o mamilo feminino”. Nas redes sociais, imagens que mostram os seios desnudos são normalmente bloqueadas. Esse veto acaba por prejudicar campanhas preventivas que ensinam o autoexame. Em 2015, Raphaella e Fernanda, atualmente trabalhando na comunicação da Bienal de Curitiba, resolveram se aliar para lançar o “Mamilos Livres”.

Foram criados seis modelos de adesivos no formato de mamilos. Eles foram espalhados pelas ruas e também pela web. Um perfil no Instagram foi lançado, o @mamiloslivres, para estimular a conscientização. A escolha da rede teve suas razões. “Na época em que começamos o projeto, o Instagram estava derrubando várias contas que mostravam mamilos femininos. Então, chegamos à conclusão que essa rede social era a que mais se adequava à ideia”, conta Raphaella.

Os modelos ostentam a hashtag #polemicaehissoaindadartabu e a frase “faça o autoexame. O projeto tem site e um vídeo que mostra sua extensão (confira abaixo), e ganha mais força neste Outubro Rosa. A ação já recebeu o apoio de páginas femininas no Instagram e adesivos já foram enviados para 14 estados brasileiros. Podem ser solicitados pelo Instagram.

 

Mamilos Livres

/