arrow_backVoltar

Marcas

Google supera Apple. Na AL, Havaianas está em quarto

29.01.07

O Google uma vez mais supera a Apple e conquista o primeiro posto em ranking mundial de marcas do Brand Channel.


YouTube e Wikipedia também estão entre os cinco líderes, de acordo com a pesquisa anual, que frequentemente gera resultados controversos, como em 2004, quando a rede de TV a cabo árabe Al Jazeera foi apontada como quinta marca mais influente do mundo.

Este ano, os 3.625 profissionais e estudantes que votaram causaram surpresa ao conceder a empresas iniciantes o status de estrelas.


A perguntada formatada é: "que marca teve o maior impacto em nossas vidas, em 2006?".

O serviço de buscas Google, que se expandiu regionalmente e começou a operar serviços de publicidade online, email e blogs, conquistou o primeiro posto pelo segundo ano consecutivo, seguido pela Apple, novamente a segunda colocada.


A maior surpresa foi o site de distribuição de vídeo YouTube, adquirido pelo Google ano passado, que conquistou a terceira posição, seguido pela enciclopédia online Wikipedia, o que deixou a cadeia de cafés Starbucks em quinto lugar.


O MySpace, da News Corp., estreou em 15º lugar e a Al Jazeera avançou para a 19ª posição, depois de ter lançado seu canal em inglês, em novembro, e após queda da quinta para a 25ª posição, em 2005.


A pesquisa não leva em consideração o valor econômico de uma marca, o que em geral resulta em eleger a Coca-Cola em primeiro lugar. Tampouco solicita aos entrevistados que avaliem se o impacto da marca é positivo ou negativo.


A pesquisa também elabora rankings por região: Europa e Africa (Ikea em primeiro lugar), Ásia-Pacífico (Sony na frente), América do Norte (Apple vence) e Américas Central e Latina.

As duas líderes na América Latina são as marcas de bebidas Corona (1) e Bacardi (2), enquanto o terceiro lugar fica com a operadora de telefonia Movistar .

A brasileira Havaianas aparece em quarto lugar e a terceira maior fabricante de pães do mundo, a mexicana Bimbo, fica com a quinta posição da lista.


Espie todos os resultados, aqui.


 Fonte: Reuters

Marcas

/