Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Google supera Apple. Na AL, Havaianas está em quarto
O Google uma vez mais supera a Apple e conquista o primeiro posto em ranking mundial de marcas do Brand Channel.
YouTube e Wikipedia também estão entre os cinco líderes, de acordo com a pesquisa anual, que frequentemente gera resultados controversos, como em 2004, quando a rede de TV a cabo árabe Al Jazeera foi apontada como quinta marca mais influente do mundo.
Este ano, os 3.625 profissionais e estudantes que votaram causaram surpresa ao conceder a empresas iniciantes o status de estrelas.
A perguntada formatada é: "que marca teve o maior impacto em nossas vidas, em 2006?".
O serviço de buscas Google, que se expandiu regionalmente e começou a operar serviços de publicidade online, email e blogs, conquistou o primeiro posto pelo segundo ano consecutivo, seguido pela Apple, novamente a segunda colocada.
A maior surpresa foi o site de distribuição de vídeo YouTube, adquirido pelo Google ano passado, que conquistou a terceira posição, seguido pela enciclopédia online Wikipedia, o que deixou a cadeia de cafés Starbucks em quinto lugar.
O MySpace, da News Corp., estreou em 15º lugar e a Al Jazeera avançou para a 19ª posição, depois de ter lançado seu canal em inglês, em novembro, e após queda da quinta para a 25ª posição, em 2005.
A pesquisa não leva em consideração o valor econômico de uma marca, o que em geral resulta em eleger a Coca-Cola em primeiro lugar. Tampouco solicita aos entrevistados que avaliem se o impacto da marca é positivo ou negativo.
A pesquisa também elabora rankings por região: Europa e Africa (Ikea em primeiro lugar), Ásia-Pacífico (Sony na frente), América do Norte (Apple vence) e Américas Central e Latina.
As duas líderes na América Latina são as marcas de bebidas Corona (1) e Bacardi (2), enquanto o terceiro lugar fica com a operadora de telefonia Movistar .
A brasileira Havaianas aparece em quarto lugar e a terceira maior fabricante de pães do mundo, a mexicana Bimbo, fica com a quinta posição da lista.
Espie todos os resultados, aqui.
Fonte: Reuters