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Veja ranking da Interbrand
Em um ano histórico por conta da pandemia, algumas marcas ganharam relevância junto aos seus públicos. Tendo isso como contexto, a Interbrand anunciou o resultado do ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020 em evento totalmente online, na tarde desta quinta-feira (10).
Os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados por Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Natura, respectivamente. O resultado mostra o predomínio de marcas do setor financeiro e de cervejas entre as mais valiosas, considerando a série histórica. A Natura entra no top 5 pela primeira vez, com crescimento de 16% em seu valor de marca em relação a 2019.
Três marcas figuram no ranking pela primeira vez: XP Inc, Drogasil e Pagseguro. Outras dezoito apresentaram variação positiva em seu valor em comparação com 2019, entre elas merecem destaque Magalu, com 62%, sendo o salto mais expressivo do ranking, seguido por Natura, com 16%, Itaú, com 11%, e Lojas Americana, com 10%.
O portfólio das 25 marcas totalizou R$ 135 bilhões, um crescimento de 4% se comparado com a edição do ano passado. O top 5 representa 77% deste valor, uma concentração que demonstra um caminho a ser percorrido pelas marcas brasileiras para transformar sua força de marca em resultado financeiro.
Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a análise do ranking de 2020 revela que as trajetórias de maior sucesso deste ano são das marcas que souberam escutar, dialogar e agir de forma decisiva. “Marcas que souberam lidar com a ansiedade e a dualidade de sentimentos provocados pela constatação de não termos o controle absoluto de tudo, e se mostraram mais preparadas para o inevitável, foram as que conseguiram os melhores resultados”, pondera Almeida, reforçando que as marcas que mais crescem estão fazendo o que ele chama de “movimentos icônicos”, investindo em grandes apostas que transformam a maneira como interagem com seus públicos.
Determinado a partir de uma metodologia certificada de Brand Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London School of Economics, o ranking existe desde 2001, sendo resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Em parceria com a Provokers, foi realizada uma pesquisa que reuniu mais de mil entrevistados, que avaliaram cerca de cem marcas, resultando um panorama atual e impressões positivas e negativas sobre diferentes marcas em diversos segmentos.
Na edição de 2020, um novo critério foi considerado, o Índice de Força de Marca superior a 50%, que consolida em um único indicador a capacidade da marca em impulsionar os resultados dos negócios, além de mostrar um roteiro acionável para seu crescimento. A Força de Marca contempla o que é preciso para construir Liderança, Engajamento e Relevância, por meio da análise de dez fatores que expressam a capacidade da marca de gerar resultados de negócios além de direcionar ações práticas para o seu crescimento.
Os requisitos para uma marca estar na lista são: ter origem nacional e divulgar suas informações financeiras.