arrow_backVoltar

Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020

Veja ranking da Interbrand

10.12.20

Em um ano histórico por conta da pandemia, algumas marcas ganharam relevância junto aos seus públicos. Tendo isso como contexto, a Interbrand anunciou o resultado do ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020 em evento totalmente online, na tarde desta quinta-feira (10).


Os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados por Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Natura, respectivamente. O resultado mostra o predomínio de marcas do setor financeiro e de cervejas entre as mais valiosas, considerando a série histórica. A Natura entra no top 5 pela primeira vez, com crescimento de 16% em seu valor de marca em relação a 2019.


Três marcas figuram no ranking pela primeira vez: XP Inc, Drogasil e Pagseguro. Outras dezoito apresentaram variação positiva em seu valor em comparação com 2019, entre elas merecem destaque Magalu, com 62%, sendo o salto mais expressivo do ranking, seguido por Natura, com 16%, Itaú, com 11%, e Lojas Americana, com 10%.


O portfólio das 25 marcas totalizou R$ 135 bilhões, um crescimento de 4% se comparado com a edição do ano passado. O top 5 representa 77% deste valor, uma concentração que demonstra um caminho a ser percorrido pelas marcas brasileiras para transformar sua força de marca em resultado financeiro.


Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a análise do ranking de 2020 revela que as trajetórias de maior sucesso deste ano são das marcas que souberam escutar, dialogar e agir de forma decisiva. “Marcas que souberam lidar com a ansiedade e a dualidade de sentimentos provocados pela constatação de não termos o controle absoluto de tudo, e se mostraram mais preparadas para o inevitável, foram as que conseguiram os melhores resultados”, pondera Almeida, reforçando que as marcas que mais crescem estão fazendo o que ele chama de “movimentos icônicos”, investindo em grandes apostas que transformam a maneira como interagem com seus públicos.


Determinado a partir de uma metodologia certificada de Brand Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London School of Economics, o ranking  existe desde 2001, sendo resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Em parceria com a Provokers, foi realizada uma pesquisa que reuniu mais de mil entrevistados, que avaliaram cerca de cem marcas, resultando um panorama atual e impressões positivas e negativas sobre diferentes marcas em diversos segmentos.


Na edição de 2020, um novo critério foi considerado, o Índice de Força de Marca superior a 50%, que consolida em um único indicador a capacidade da marca em impulsionar os resultados dos negócios, além de mostrar um roteiro acionável para seu crescimento. A Força de Marca contempla o que é preciso para construir Liderança, Engajamento e Relevância, por meio da análise de dez fatores que expressam a capacidade da marca de gerar resultados de negócios além de direcionar ações práticas para o seu crescimento.


Os requisitos para uma marca estar na lista são: ter origem nacional e divulgar suas informações financeiras.


Veja ranking na imagem da própria Interbrand, acima, ou na matéria da InfoMoney

Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020

/