Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O ranking da Interbrand
Apple, Amazon e Microsoft continuam ocupando, em 2021, respectivamente as três primeiras posições do ranking Best Global Brands, da Interbrand, que elenca as marcas mais valiosas do mundo.
A Apple, avaliada em US$ 323 bilhões segundo o relatório de 2020, atinge o patamar de US$ 408,2 bilhões este ano. O valor da segunda colocada, Amazon, subiu de US$ 201 bilhões no ano passado para US$ 249,2 bilhões. A Microsoft, que ultrapassou o Google em 2020, cresceu de US$ 166 bilhões para US$ 210,1 bilhões, do ano passado para cá.
A tabela desse ano reúne 100 marcas e o valor somado de todas elas chegou a US$ 2,6 trilhões, um incremento de 15% na comparação com 2020 - trata-se da maior taxa de crescimento nos últimos 22 anos, de acordo com Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil. As três marcas mais valiosas respondem por um terço (33%) do valor total da tabela neste ano.
"O setor de tecnologia foi o maior responsável pelo crescimento sem igual que tivemos na tabela deste ano, o que também o coloca como o setor mais valioso pelo valor médio da marca, seguido por bebidas e artigos esportivos", ressalta Almeida.
Google (US$ 196,8 bilhões), Samsung (US$ 74,6 bilhões), Coca-Cola (US$ 57,4 bilhões), Toyota (US$ 54,107 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 50,8 bilhões), McDonald's (US$ 45,8 bilhões) e Disney (US$ 44.1 bilhões) completam o top 10 da lista.
Entre os destaques, a Tesla, que subiu 26 posições em relação a 2020 e galgou ao 14º lugar. O valor da marca registrou um crescimento de 184%, o maior da edição de 2021 do relatório.
A segunda marca com maior evolução em comparação com 2020 é a Salesforce.com, que deixou a 58ª colocação para a 38ª e a terceira é a PayPal, que subiu 18 posições e chegou ao 42º lugar.
A Sephora, na 100ª posição, é a única nova participante no ranking em 2021. Com isso, o Grupo LVHM é a primeira empresa a ter cinco marcas em uma edição do Best Global Brands. Além da Sephora, estão no relatório Louis Vuitton (13ª), Dior (77ª), Tiffany & Co. (92ª) e Hennessy (95ª).