Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nicho 54 leva comitiva de mulheres negras a evento do festival
O instituto Nicho 54, que visa fomentar a presença negra no audiovisual, participa do Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes, que está ocorrendo agora e vai até 25 de maio. Uma comitiva formada por sete mulheres negras ligadas ao programa Nicho Executiva cumpre um roteiro de atividades que integra as ações de internacionalização do instituto.
O grupo é composto por cinco produtoras que entraram no programa, que oferece formação teórica e prática em produção executiva: Cláudia Roberta (Tocantins), Daiane Rosário (Bahia), Emanuela Barboza (Rio de Janeiro), Flávia Santana (Bahia) e Yolanda Barroso (Rio de Janeiro). A comitiva conta ainda com Fernanda Lomba, cofundadora do Nicho 54, e Joelma Gonzaga, idealizadora e coordenadora do Nicho Executiva, respectivamente.
A participação no Marché do Film está incluída no módulo prático do programa, que está em sua primeira edição. A iniciativa faz parte do eixo de formação do Nicho 54 que possibilita às profissionais vivências em eventos de mercado no Brasil e no exterior na condição de membro da indústria. Neste ano, as produtoras já marcaram presença na edição online do European Film Market, braço de mercado do Festival de Berlim, e no Toolbox, programa de diversidade e inclusão do evento alemão.
“A presença em eventos de mercado dessa magnitude é de extrema importância para o desenvolvimento das carreiras das participantes do Nicho Executiva. Durante essa passagem pelo Marché du Cannes, as produtoras estarão imersas em um contexto audiovisual efervescente e criativo, que permite a conexão com players de diversos países para ampliar a rede de contatos e estabelecer relacionamentos profissionais”, explica Fernanda.
De acordo com o instituto, o Nicho Executiva busca atingir objetivos concretos na jornada de aprendizagem e fortalecimento do perfil de liderança executiva de mulheres negras. “Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais significa repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão de vozes da nossa sociedade”, afirma Joelma.
As produtoras selecionadas para o programa estão em estágio inicial e médio de carreira. Além de formação sobre atuação executiva – com módulos que abordam temas como Internacionalização, Jurídico, Regulação, Comercialização, Planejamento, Distribuição e Line Production –, as profissionais recebem aulas de inglês, suporte psicoterapêutico e participam de reuniões com executivos brasileiros e estrangeiros do setor audiovisual.
O Nicho 54 está estruturado em três pilares: formação, curadoria (voltada à programação de filmes e à oferta de oficinas e vivências curatoriais para jovens profissionais negros) e mercado, com ações de estímulo à aproximação entre profissionais e a indústria.
A primeira edição do Nicho Executiva é realizada em parceria com Open Society Foundations, Instituto Ibirapitanga e Instituto Goethe/Hilfsfonds e apoio institucional do Projeto Paradiso.