arrow_backVoltar

Mars Sucks

Activista alerta: Marte pode esperar; a Terra, não

25.04.23

Dois anos após o lançamento da campanha “Mars Sucks” – que questionava com uma peça de outdoor em frente à sede da SpaceX o investimento da empresa de Elon Musk na exploração interplanetária (reveja aqui) –, a Activista, agência de Los Angeles fundada por Beto Fernandez e Paco Conde, retoma o conceito e provoca novas reflexões na forma de um vídeo veiculado no LinkedIn que destaca: Marte pode esperar, mas a Terra, não.

A nova ação, apresentada no Dia da Terra (22), leva a mensagem diretamente para onde o dinheiro está, aponta a agência. Ou, ao menos, para uma rede que concentra lideranças de corporações.

Segundo a Activista, o vídeo, que bateu um milhão de visualizações em 24h, tem um argumento simples: por que priorizar o investimento na colonização de Marte em vez de fazer tudo o que for possível para encontrar soluções para salvar a Terra? A iniciativa conta com site próprio que elenca algumas organizações envolvidas com a questão.

Com trilha instrumental da música “Space Oddity”, de David Bowie, o filme ressalta o que pode parecer óbvio. O “planeta vermelho” tem uma atmosfera que não é para o ser humano, está muito distante e tem pouca água. Por isso, Marte é uma droga (uma das formas de traduzir “sucks”) e vai continuar a ser isso por mais alguns bilhões de anos.

No vídeo, quem afirma isso é a Terra. Que lembra que tem vida, vastos oceanos e florestas e ar para respirar – diferentemente de Marte. Ela, porém, também assinala que a maneira como vem sendo tratada é uma droga. Com tudo o que oferece, como é que ainda tem gente que sonha com Marte?

E vem a pergunta da Terra dirigida a quem pensa em investir em projetos como os de Musk: “Por que não usar um pouco da energia criativa e dos bilhões para me salvar?”.

"Nosso planeta é nosso cliente mais importante. E deveria ser para todos. Porque não há negócios a serem feitos em um planeta morto", declarou Conde. Para os fundadores da empresa, em um momento em que há uma quantidade imensa de conversas, esforços criativos e investimentos sendo aplicados em missões para Marte, é justo dizer que a Terra pode ter algumas ideias.

Afinal, o planeta continua enfrentando hoje uma “crise de magnitude catastrófica” e ele não pode esperar. “Vamos usar nossa incrivelmente diversa e extraordinária inteligência criativa coletiva para proteger o que temos e restaurar o que perdemos, e fazer investimentos imediatos e urgentes direcionados à Terra”, defende a Activista.

Mars Sucks

/