arrow_backVoltar

May the 4th be with you

Ações de marcas celebram o Star Wars Day

04.05.23

Fãs da franquia de Star Wars sabem que o dia 04 de maio é data para lembrar a paixão que move tantos admiradores da saga mundo afora. O Star Wars Day, como também é conhecida a efeméride, se deve a uma brincadeira com uma das frases mais famosas da história (“Que a força esteja com você”, em português). A analogia com a data em inglês gerou a celebração “May the 4th be with you”.

Para as marcas, essa é uma oportunidade de engajamento com uma comunidade bem estabelecida e leal. Por isso, algumas empresas aproveitam a ocasião para fazer lançamentos de produtos, criar ações e até promover eventos para os fãs.

A Warner Bros. Games, TT Games, o grupo Lego e a Lucasfilm Games anunciaram nesta quinta-feira, 04, um novo personagem do gameLego Star Wars: A Saga Skywalker. Para comemorar a data, Luke Starkiller está disponível como uma atualização gratuita para todos os jogadores em todas as plataformas disponíveis.

Eles podem inicializar suas cópias do jogo e acessar Luke Starkiller na tela de seleção de personagem na classe de personagem Jedi. O novo personagem é uma versão inicial de Luke Skywalker baseada em designs conceituais de Ralph McQuarrie, artista que trabalhou na trilogia original de Star Wars.

O Spotify, por sua vez, destacou a playlist Mandalorian, ligada à série exibida no Disney+, que é a atração baseada em Star Wars mais assistida na plataforma. Nesta data, os usuários do Spotify que acessarem essa lista poderão descobrir um easter egg. Basta dar o play pelo aplicativo do Spotify no desktop.

A empresa informou ainda que todas as trilhas clássicas da saga estão remasterizadas no hub da Disney. Outras playlists recomendadas pelo Spotify são Best of Star Wars e Jedi Survivor Soundtrack, reunindo a trilha sonora criada por John Williams (vencedora do Oscar) e trabalhos mais recentes de nomes como Ludwig Goransson, Joseph Shirley, Kevin Kiner e Michael Giacchino.

No caso de Havaianas, a celebração vem na forma de cinco novos produtos que integram a coleção Star Wars, lançados neste 04 de maio. Sabres de luz, Darth Vader e Grogu (o baby Yoda de “Mandalorian”) aparecem nas estampas dos chinelos que estão chegando agora nas prateleiras.

Outras duas novidades estão reservadas aos acessórios. Há um porta fone de ouvido com o formato do capacete de Darth Vader (que serve para guardar os fones dentro da bolsa ou mochila) e a Mini Bag Havaianas Star Wars, também com a estampa de Grogu. A bolsa tem tamanho para guardar cartões e documentos. O diferencial da mini bag é que ela tem estrelinhas que brilham no escuro.

Com isso, a coleção passa a ter dez produtos. “Havaianas tem uma boa relação com o mundo geek e poder lançar uma nova coleção de Star Wars para os fãs da saga no dia 04 de maio mostra o quanto temos um carinho grande por esse público e queremos estar cada vez mais próximos deles”, declarou Mariana Rhormens, diretora de marketing da companhia.

Oferecer experiências para os fãs de Star Wars foi a maneira que o Mercado Livre escolheu para celebrar o “May the 4th”. A plataforma de e-commerce criou um evento para o lançamento do jogo “Jedi Survivor”, para Playstation 5, que começa nesta quinta-feira e vai até o sábado 06.

Será possível adquirir em primeira mão o game desenvolvido pela Electronic Arts, além de vivenciar experiências, em uma das lojas conceito da Iron Studios Concept Store, em São Paulo. O evento foi pensado com detalhes para agradar público cativo da franquia e envolveu Warner Bros. Discovery, Disney e Vozão Games, que é um vendedor parceiro do Mercado Livre.

A loja escolhida para reunir os fãs (na alameda Gabriel Monteiro da Silva) conta com sinalização temática, estações de Playstation para teste do jogo e photo opportunities com estátuas em tamanho real dos personagens R2D2 e Boba Fett.

As dinâmicas planejadas para a celebração são: quiz valendo prêmios, concurso de cosplay, aulas de sabres de luz e sorteio de brindes. No evento, estarão presentes algumas personalidades conhecidas pelo vínculo com a saga: Lucas Lima (embaixador Star Wars), André Meligeni (narrador de esports e influenciador), Yuri Chessman (dublador do game) e Patti Maionese (influenciador).

Temos um público gamer que nos ensina muito sobre jornada de consumo e experiências dentro e fora das telas. Por isso, queremos convidar os consumidores para atravessar as fronteiras das galáxias de Star Wars e se aventurarem conosco”, afirmou Diego Santos, diretor de marketplace do Mercado Livre.

Por falar em evento, a Sam, influenciadora digital da Samsung, promove uma festa temática no metaverso. O evento acontece a partir das 20h na House Of Sam no Decentraland. Os participantes receberão uma NFT exclusiva: uma S Pen iluminada. O DJ Trax, famoso por embalar festas no metaverso, tocará batidas exclusivamente remixadas para a ocasião. Para garantir a NFT, basta estar presente na festa, logado no Decentraland com uma carteira de criptomoedas.

Como forma de marcar presença na data, a produtora inglesa Great Guns e o diretor Tal Zagreba lançaram “Star Worse”, uma série de artes geradas por IA que procuram mostrar onde as estrelas da franquia estariam hoje, 46 anos após o primeiro filme ser exibido nas telas dos cinemas. As artes foram criadas com o uso do Midjourney 5.

Na visão de Zagreba, há uma sensação de isolamento silencioso que atinge de Yoda a Chewbacca, de Darth Vader a Leia. Todos trazem um olhar distante. O diretor não os trata como personagens fictícios. Sua intenção foi apresentá-los como pessoas comuns lidando com o envelhecimento e a solidão e refletindo sobre a fama global que tiveram.

Adorei criar esse tributo às estrelas da minha infância. Fiquei emocionado ao descobrir que, apesar dos personagens terem envelhecido 46 anos, eles definitivamente resistiram ao teste do tempo. Embora ‘Star Wars’ tenha parecido completamente imaginário para nós, agora estamos vivendo em um período em que os avanços tecnológicos estão preenchendo a lacuna entre a ficção científica e a realidade”, comentou Zagreba.

A série pode ser vista aqui.

May the 4th be with you

/